Sobre temperos prontos e frango assado

frango assado

Depois de ver a propaganda de um produto chamado “Meu frango assado” que promete um frango assado lindo, suculento e com um molho lindo (tudo dentro de um saquinho) resolvi comprar o tal negócio pra ver se a propaganda era enganosa ou não. Mesmo desconfiada.

O meu “problema”é que tenho o hábito de ler os ingredientes de tudo que é industrializado, pricipalmente temperos. Fiquei chocada quando vi que eram apenas várias ervas,limão desidratado, sal e trocentos conservantes de todos os tipos. Junto com o saquinho para assar, a mistura de temperos custa R$5. Oi?

É claro que resolvi fazer a mistura em casa. Eu já tenho uma receita bem gostosa de frango assado, mas queria algo diferente. Eu também já uso o saquinho para assar há um bom tempo – ele de fato deixa a carne bem mais molhadinha, além de ter o bônus de não sujar o forno com a gordura da carne.

Não se enganem: eu não sou completamente contra temperos prontos. Gosto de ter caldos de galinha e carne em cubos na geladeira para sopas ou carne de panela. O segredo é que eu sempre uso metade ou até 1/3 do cubo. A ideia é dar uma potencializada no MEU tempero, e não encobri-lo com aquele gosto forte artificial.

Gente, o frango ficou EXTRA suculento, soltando do osso e delicioso. Vou adotar essa receita forever. Acho que o que faltava na minha era o limão, que dá um azedinho quase imperceptível, mas que fica ótimo no molho.

Ingredientes:

4 coxas com sobrecoxas, separadas e sem pele (grávida tem que maneirar na gordura né?)

1 colher (café) de tomilho

1 colher (café) de salsa desidratada

1 colher (café) de orégano

1 colher (café) de cebola desidratada

1 colher (café) de páprica picante

1 colher (café) de alho amassado

1 colher (café) de sal

Suco de 1/2 limão

1 colher (café) de azeite

1 colher (café) de amido de milho (para o molho)

“Amasse” todos os temperos em um pilão, até que fique bem homogêno. Coloque os pedaços de frango dentro do saco próprio para assar carnes (você acha um pacote com 10 em supermercados) e despeje o tempero por cima. Misture bem, até que todos os pedaços fiquem bem temperados. Feche o saquinho,faça alguns furos com uma faca, coloque em um tabuleiro e asse por 45 minutos em forno pré aquecido em 220C.

Molho: Depois de retirar do forno , com bastante cuidado (o saquinho fica bem quente) faça um furo grande e retire os pedaços de frango. Despeje o molho que formou no fundo do saco em uma panelinha. Retire o excesso de gordura com uma concha e deixe ferver por alguns segundos. Acrescente o amido de milho dissolvido em um pouco de água e ferva mais um pouco. Teste de sal e sirva junto com o frango.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: