Polenta italiana

polenta italiana

Eu e o maridão somos bem chatos quanto a restaurantes. Basicamente por causa do estômago sem fundo dele (só alguns entram na seleção dele de quantidade justa por pessoa) e pelo fato de muitas comidas que comemos fora encaixam na categoria “você faz melhor”. Modéstia a parte, tem coisa mesmo que até sendo gostosa, eu acho que tem jeito de ser mais gostosa ainda. Adoro “roubar” ideias de lugares que vou para reproduzir em casa.

Bom, dessa vez fomos à um lugar para comemorar meu aniversário. Resolvemos por um de comida italiana que eu já tinha ido há muitos anos e por isso achei que valia a tentativa: Provícia de Salermo. O local tem uma decoração linda, bem vintage, cheia de pratos, galos, utensílios de cozinha… O atendimento é ótimo – quase todos são aqueles garçons que estão lá desde a inauguração há 30 anos.

De entrada comemos umas torradinhas com patês deliciosos. O maridão ainda estava incrédulo quanto a quantidade de massa que viria por prato e, por isso, pediu a tal da polenta italiana de entrada.  Não é nada de mais: veio um potinho com angu e molho bolonhesa por cima. Ele gostou tanto que pediu para eu fazer em casa. Por isso o motivo dessa receita hoje.

As massas são realmente deliciosas – eu pedi um ravioli verde com recheio de nozes e passas e o maridão pediu um com damasco e bacon. O molho você pode escolher o que quiser e acrescentar basicamente o que você tiver vontade, Fui de branco com alho poró  e bacon e marido de quatro queijos.

Bom, aqui vai a entrada que pedimos. Eu aumentei a quantidade e fiz como prato único.

Ah! E depois do marido ver o tanto de massa que veio no prato dele, assumiu que a polenta foi desnecessária, mesmo muito gostosa.

Ingredientes (para 4 potes):

1 1/2 xícara de fubá

Água filtrada

1 cebola

1 colher (sobremesa) de tempero caseiro de alho

500g de carne bovina moída (usei patinho)

1 lata de tomates italianos

Açúcar, Sal e pimenta a gosto

Muçarela ralada a gosto

Faça o angu como preferir, ajustando o sal, mas deixe ele um ponto bem mole. Despeje nos potinhos até a metade e reserve.

Refogue a cebola com o alho. Acrescente a carne aos poucos e vá refogando até que ela cozinhe bem . Acrescente a lata de tomates (eu gosto de bater no mixer antes para desmanchar um pouco) e misture bem. Ajuste a acidez com o açúcar e adicione sal e pimenta a gosto.

Despeje a carne por cima da polenta e salpique com muçarela. Deixe no grill do forno só o tempo de corar. Sirva ainda quente.

 

Anúncios

Comments

  1. Manu, o que eu queria mais saber você não falou 😦 . Outro dia fui fazer um angu, e ele ficou H-O-RR-I-V-E-L. Eu fiquei um tempão na panela, mexendo, mexendo… depois de meia hora de insistência eu desisti. O resultado não foi o que eu esperava, eu ainda conseguia sentir o sabor do fubá crú.

    • Ei Ana!! Bem, para um angu ficar gostoso minha mãe me ensinou que o segredo é a água. Não precisa ficar misturando por meia hora, o meu eu faço por menos que isso e fica bem gostoso. Coloque o fubá com sal e bastante água na panela. Tem que ficar parecendo uma sopa mesmo! Ligue o fogo médio e deixe ferver, sempre misturando. Assim que começar a endurecer, vc acrescenta mais água *fervendo* – sempre aos poucos. Ai toda vez que endurece demais, acrescente água. Claro, sem parar de misturar. Depois de uns 20 minutos ele deve estar pronto. Eu gosto dele mais mole, por isso eu coloco mais água que o normal. Os mineiros aqui gostam dele durinho, para cortar. As vezes o gosto de crú do fubá é porque ele está muito quente…. Ajudou? Como vc faz?

  2. Que maravilha essa receita !!!!!!!
    Bj

    http://www.receitasselecionadas.com

  3. patricia de sousa silva says:

    EU NAO FIZ AINDA MAS EU TENHO CERTEZA QUE QUANDO EU FAZER VAI FICAR BOM EU VOU FAZER NA RISCA TAMBEM, E VOU DEIXAR MEU COMENTARIO , MAS UMA QUE VAI DEIXAR SUA EXPERIENCIAS POIS EU GOSTO MUITO DE COZINHAR ISSO EU SEI QUE VAI ME AJUDAR BASTANTE, GRTA ATE QUANDO EU FAZER BJS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: