Antes e depois: Bolo recheado com chocolate e nozes

bolo de chocolate e nozes

Gente, que saudade do blog! Essas duas semanas foram incrivelmente ocupadas e o tempinho que me restava eu tinha que arrumar a casa ou fazer uma jantinha para o maridão.

Na primeira semana eu fiz um curso de Preparo de Bolos e Tortas no SENAC. Foi no mesmo molde do de pães que fiz em novembro do ano passado. Para ser sincera eu gostei mais do de pães porque acho que me trouxe mais informações novas e técnicas que não sabia. O de bolos eu já tinha uma noção porque já tinha feito algumas tortas e todas as dicas que recebi lá já tinha ouvido da minha mãe ou da minha sogra. Mas eu também gostei porque conheci receitas bem diferentes e melhorei a técnica de montagem de bolos recheados.

No final de semana antes de eu começar a fazer o curso eu fiz um bolo recheado para meu aniversário (foi dia 24/07!!) e percebi que o meu jeito de fazer estava bem correto, com algumas modificações. Vou passar a receita que eu fiz com algumas considerações que recebi no curso e outras dicas valiosas. A base que usei foi um bolo que fiz para o aniversário da minha irmã, que está aqui.

bolo de chocolate e nozes 3

Ingredientes para o bolo (pão de ló de chocolate):

4 ovos (4 gemas + 4 claras)

7 colheres (sopa) rasas de açúcar

8 colheres (sopa) BEM RASAS  de farinha de trigo 

4 colheres (sopa) BEM RASAS de cacau em pó

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de fermento em pó

Separar todos os ingredientes antes de começar a receita. Ligue o forno em 180ºC e unte um tabuleiro redondo de tamanho médio. Esse bolo é feito bem rápido e é melhor usar uma batedeira planetária. Peneire a farinha com o cacau, o sal e o fermento. Depois bata as claras em neve. Quando estiverem bem firmes, vá acrescentando o açúcar aos poucos. Depois, acrescente as gemas, uma a uma. Vai ficar como uma espuma amarelinha. Deixe bater bem por mais uns cinco minutos. Desligue a batedeira e acrescente a farinha aos poucos, misturando delicadamente com a espátula. A massa é como uma espuma firme mesmo. Despeje no tabuleiro e ajeite a massa para ficar bem retinha. Asse por 15 minutos ou menos (assa rapidinho se o forno estiver bem quente).

Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos e retire do tabuleiro. Quando esfriar, corte o bolo ao meio usando uma faca de serra bem grande. Reserve.

Observação importante: para o pão de ló perfeito, use um ovo para cada 25g de farinha e 25g de açúcar. O fermento é opcional porque se você bater bem os ovos, ele não será necessário. Antes eu não batia bem os ovos, o que deixava o bolo um pouco mais baixo.

Ingredientes para o recheio de chocolate (fazer no dia anterior à montagem):

1 1/2 latas de leite condensado

1 1/2 latas de leite

4 colheres (sopa) de cacau em pó

3 colheres (sopa) rasas de amido de milho

Em uma panela despeje as latas de leite condensado, uma lata de leite e o cacau em pó. Ligue em fogo alto e vá misturando até que ferva. Quando ferver, acrescente o amido de milho dissolvido no leite que sobrou. Continue misturando, agora com fogo baixo, porque de repente vai firmar. Deixe cozinhar por mais um minuto. Esse recheio deve estar firme, mas não duro. Deixe esfriar de um dia para outro na geladeira.

Ingredientes para o recheio de nozes (fazer no dia anterior à montagem):

1  lata de leite condensado

1 lata de leite

100g de nozes picadas grosseiramente

2 colheres (sopa) rasas de amido de milho

Em uma panela despeje a lata de leite condensado, 1/2 lata de leite e 1/3 das nozes. Ligue em fogo alto e vá misturando até que ferva. Quando ferver, acrescente o amido de milho dissolvido no leite que sobrou. Continue misturando, agora com fogo baixo, porque de repente vai firmar. Acrescente o resto das nozes e deixe cozinhar por mais um minuto. Esse recheio deve estar firme, mas não duro. Deixe esfriar de um dia para outro na geladeira.

Ingredientes para a calda (para o bolo ficar “molhadinho”):

1/2 copo de leite

3 colheres (sopa) de licor de cacau

Essa calda é para molhar o bolo, mas fique atenta porque bolo molhado demais pode desmontar. É só para o pão de ló não ficar muito seco.

Ingredientes para a cobertura:

400g de chocolate ao leite (ou 300g de ao leite + 100g de meio amargo)

1 1/2 caixa de creme de leite

Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Acrescente o creme de leite e misture bem. Deixe esfriar na geladeira por alguns minutos (não deixe muito para que não endureça).

Montagem:

Retire o recheio da geladeira alguns minutos antes de usá-lo. Divida o de chocolate em duas partes.

Para o bolo ficar firme enquanto você monta, minha sogra (essa receita é dela) me deu uma dica ótima. Vamos montar o bolo dentro do tabuleiro que usamos para assá-lo. Forre o tabuleiro com um saquinho plástico e coloque a primeira metade do bolo.

Umedeça o bolo com a calda de leite usando um pincel culinário. Coloque 1/2 do recheio de chocolate  espalhe bem.

Coloque a outra metade do bolo, umedeça com a calda e coloque o recheio de nozes. Tampe com mais uma metade do bolo, umedeça e coloque o restante do recheio de chocolate. Tampe o a última metade do bolo e umedeça com a calda novamente. Deixe esse bolo, dentro do tabuleiro, na geladeira algumas horas para firmar.

Na hora de servir, tire o bolo do tabuleiro (ele vai estar bem firme, não vai desmontar) e corte as laterias para acertar. Faça a cobertura e espalhe por cima e nas laterais com uma espátula e confeite o bolo como preferir. Eu usei granulado, nozes inteiras e cerejas.

bolo de chocolate e nozes 2

Anúncios

Comments

  1. Será que essa receita do pao de lo dá certa se eu retirar o cacao?

  2. Marta Marina Sbrocco says:

    Hummmmmmmmmm, me deu agua na boca!!!
    Manoela, adorei suas dicas, valeu mesmo.
    Abraço,
    Marta

  3. Luciana says:

    Manu, acho que já sei qual será sua sua segunda (ou terceira) profissão… Já está aceitando encomendas? Bjo e sucesso sempre!

  4. Ai que coisa horrível… pra minha dieta. E linda de morrer! hahahahaha 🙂

  5. posso trocar cacau por achocolatado ?

    • Olá Bárbara!! Nesse caso não porque achocolatado tem muito açúcar, o que vai tirar o gosto de chocolate da receita. Você pode usar chocolate em pó se quiser, mas o ideal – para deixar aquela cor marrom bonita – é usar cacau em pó. Abs!

  6. vou fazer os recheios e a cobertura pro bolo da minha mãe rsrsrs
    gostei do blog. Parabéns!

  7. oi..só não entendi uma coisa nessa receita: são dois bolos que temos que fazer?
    porque pelo que entendi temos que colocar 3 recheios 2 de chocolate e 1 de nozes)…é isso mesmo?
    quero fazer essa receita para o aniversário de minha filha!
    obrigada e parabéns pelas receitas! parecem ser ótimas!!

    • Olá Flávia!! São dois bolos cortados ao meio, o que dá quatro. Por isso os três recheios. Se vc não tiver muita prática, como eu, faça três receitas e use o terceiro bolo para remendar, caso vc não consiga cortar os dois bolos na metade certinho 😀

      Abs!!

  8. Ola…qual o tamanho da assadeira?

  9. Gabriela says:

    Oi, fiz só o recheio de chocolate, o sabor ficou bom, o problema foi as bolinhas que se formaram ao esfriar, aquela película de cima que se forma sabe.. já vi algumas pessoas colocarem um papel filme em cima para cobrir, o que acham?

  10. Essa receita é pra quantas pessoas?

  11. A receita parece muito fácil! Vou tentar fazer… tenho certo receio com bolos de chocolate pq os meus não costumam dar certo 😦
    Mas tomara que esse dê!! Adorei!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: