Mousse de milho verde com coco e muito mineirês

mousse

Ovo é trem. Mesa é trem. Tênis é trem. Até carro é trem!! Como é que esse povo se entende aqui em Minas hein?! Esses dias fui convidada por alguns blogueiros para participar de uma postagem coletiva de Festa Junina. Só tem eu de Minas e na minha inocência achei que todo mundo fosse entender o que é estar “agarrada”. Achei que fosse universal, como o “arreda” (para quem não entendeu, estar agarrada é ter muita coisa para fazer e não conseguir fazer tudo na hora e o tal do arreda é só “chega para lá para eu sentar”).

E se você pensa que o “uai” é só um esteriótipo, está enganado. Eu devo falar uns 30 uais por dia, sem perceber. Fazer o que né? Mas nada é mais brasileiro  que a tal da Festa Junina 😀 Por isso, aqui vão os blogs, espalhados de norte a sul, com as receitas lindas de Festa Junina para vocês. Aproveitem!

Adoro Comer – Brigadeiro de Milho Crocante

Comida do Dia – Arroz Doce

Conversando e Cozinhando – Pipoca Doce com Chocolate

Culinarístico – Bolo Cremoso de Batata Doce

Pitaco Gastronômico – Quentão

Cozinha em Cena – Broa de milho

A minha receita não podia ser mais mineira. Rodei mas não consegui achar uma que me agradasse – resolvi adaptar o mingau para mousse, na minha intuição mesmo.  A principal diferença do mingau para mousse é que o último é mais cremoso, o que me agradou muito mais… Só não usei claras em neve porque fiquei com preguiça de pasteurizá-las e usá-las cru não é muito recomendado.

Ingredientes:

9 espigas de milho

1,5 litro de leite integral

1 lata de leite condesando

1 lata de creme de leite (com soro)

100g de coco ralado, úmido e adoçado

Uma pitada bem grande de sal

Açúcar a gosto

Canela a gosto

Tire a palha e aqueles cabelinhos do milho, lavando bem em água corrente. Corte o milho das espigas com uma faca bem afiada, tomando cuidado para não cortar muito fundo e pegar pedaços da espiga. Bata o milho com o leite no liquidificador até virar um suco grosso.  Passe esse suco por uma peneira, para tirar todo o bagaço do milho. Lembre de espremer bem para retirar todo o líquido. Jogue fora o sumo do milho que ficou peneira.

Em um panela alta, acrescente o líquido de milho,  o leite condensado e ligue o fogo baixo. Depois de alguns minutos misturando, vai começar a engrossar. Nesse ponto experimente de açúcar e acrescente o tanto que desejar (eu coloquei um copo americano). Por último, coloque a pitada de sal (indispensável pois realça o sabor – fez uma super diferença). Faça isso nunca parando de misturar.

Deixe ferver por 5 minutos sempre misturando muito, se não vai dar uns carocinhos. Quando chegar em um ponto que você deseja (eu gosto mais denso) desligue o fogo e continue misturando até esfriar um pouco. Acrescente o creme de leite, o coco e misture bem. Despeje em vasilhas individuais ainda quente e polvilhe com canela.

mousse 3

**Para fazer a bandeirinha eu cortei um molde de papel e polvilhei a canela por cima. Não ficou uma graça?

mousse 2

Anúncios

Trackbacks

  1. […] Pipoca Doce com ChocolateCulinarístico – Bolo Cremoso de Batata DoceEscrevendo Abobrinhas – Mousse de MilhoPitaco Gastronômico – […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: