Filé ao molho madeira

filé ao molho madeira

Sonho dessa pessoa aqui era de fazer um molho madeira. Eu não conseguia achar o tal do vinho madeira em local nenhum existente em BH e não tava muito entusiasmada para comprar online. Fuçei durante muito tempo na internet e fui deixando um filé no congelador aqui em casa só esperando… Como é uma carne mais cara, não queria fazer nada muito diferente com medo de ficar ruim.

Depois de muita pesquisa, achei a tal receita. Sabe o  mais irônico? Eu li, escrevi os ingredientes e nunca mais achei o link denovo. Por isso eu não sei a quem dar o crédito à essa receita maravilhosa que conquistou meu coração porque é a coisa mais fácil de fazer. Finalmente fiz molho madeira!

Ingredientes:

Pedaço de +/- 400g de filé mignon já limpo

1 colher (sopa) bem cheia de manteiga

1 cebola

200ml de vinho branco seco

1 vidro pequeno de champignon fatiado

1 colher (chá) de amido de  milho

Sal a gosto

Firme o pedaço de carne com barbante culinário, para que ele fique bem firme. Coloque a manteiga em uma panela de pressão pequena e acenda o fogo baixo. Quando derreter coloque a carne e frite todos os lados dela, até ficar bem corada e o fundo da panela bem “sujo”, como se estivesse grudando. Acrescente a cebola picadinha e deixe ela refogar bem na manteiga. Acrescente o vinho, um pouco de sal (se preferir pode usar 1/2 tablete de tempero de carne pronto, fica gostoso também) e complete com água até quase cobrir a carne. Quando ferver, tampe a panela de pressão. Quando pegar presão, deixe no fogo baixo por 30 min.

Abra a panela e enfie um garfo na carne – se ele sair facilmente, a carne está cozida. Retire ela da panela e reserve por alguns minutos antes de cortar, para que ela não solte água. O molho que ficou na panela deve ficar escuro. Eu gosto de diminuir ele um pouco, para ficar bem saboroso. Dissolva o amido de milho em um pouco de água e coloque no molho, só  para dar aquela “espelhada”. Ajuste o sal e acrescente os champignons. Corte a carne e sirva ainda quente.

Anúncios

Comments

  1. O vinho madeira é o produzido na ilha da Madeira??? Se for, esse vai ser difícil de achar viu….
    Parece uma ótima receita! Vou fazer!
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: