Cupcake de baunilha com limão e merengue italiano

cupcake limaoO meu principal problema com cupcakes é relacionado à coberturas. Bem, na verdade com os bicos de confeitar. Não consigo acertar nenhum ponto de cobertura que fique perfeito quando passa pelo bico (isso é claro se deve à falta de prática neam?). Mas quando eu fiz o merengue italiano e ele deu certo, passando elo bico e ficando exatamente no mesmo lugar, dei pulos de alegria. Aquela espuma branca olhou para mim, eu olhei para ela e só lembrei daquelas tortas de limão lindas, com aquele lemon curd maravilhoso.

Ingredientes:

12 bolinhos de baunilha (pode usar a receita que quiser, eu gosto dessa) + uma receita de lemon curd ou creme de limão siciliano (rodei, rodei, rodei e acabei usando também a receita do Cupcakeando aqui. Nào gostei muito da receita do Joy of Baking dessa vez)

Recheie os cupcakes com o creme de limão e reserve.

Ingredientes do merengue italiano (aprendi no curso de Cupcakes da loja Maria Chocolate):

250g de açúcar refinado

100ml de água

3 claras (ou 90g)

Ferver a água com o açúcar (sem misturar) até dar um ponto de bala firme. Esse ponto é quando você levanta a colher e o fio demora a escorrer. Foi a primeira vez que eu fiz e acertei o ponto de primeira, não é muito difícil. Se preferir, coloque um pote de água do lado da panela. Despeje um pouco da calda nesse pote para esfriar. Pegue com as pontas do dedos e veja se gruda bem entre os dedos. Se sim, está no ponto.

Enquando isso, bata as claras em neve com o ponto bem firme. Despeje a calda de açúcar ainda quente aos poucos nas claras em neve com a batedeira no máximo. Depois que despejar a calda toda deixe bater até que a vasilha da batedeira esfrie. Quando isso acontecer, o merengue está pronto. Decore os cucpakes como quiser.

cupcake limao 2

Anúncios

Comments

  1. Nossa que lindo…
    (também deve estar delicioso)

  2. Olá Manoela! tudo bem?! eu simplesmente ameeeei sua receitinha de hj, afinal eu sou uma amante incorrigível de cupcakes rsrs eu ainda não fiz merengue italiano para cobrir meus cupcakes. E esse creme de limão?! parece ser dos deuses.. Com certeza tentarei fazer!
    Meu blog: http://ilovecupcakesbrazil.blogspot.com.br/
    bjokas*

    • Ei Carina!!! Que bom q vc gostou da receita. Cupcake é tudo de bom né? Eu adorei o merengue italino pq ele fica certinho no cupcake, mesmo fora da geladeira. O creme de limão é um espetáculo: não deixe de fazer…. Bjos

  3. emerson cavalcante da silva says:

    Faz tempo que queria fazer um bolo de limao coberto e decorado com merengue e em seguida queimalo tenho todas as ferramentas porem a receita que tinha nao aguentaria mais que meia hora acho que achei o merengue certo vou fazer o mais rapido o posivel ainda nao esperimentei mais adorei pela pouca esperiencia que tenho vai ficar otimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: