Bolo encharcado de laranja, amêndoa e canela

bolo de amêndoas

Fruto do meu óscio, dois armários e várias gavetas já estão arrumadas e limpas. Isso porque só tem dois dias que eu estou de férias/desempregada. Estou arrumando tudo que adiava porque estava cansada demais ou sem paciência. Meu tempo era sempre cronometrado: eu pesquisava a receita da janta no trabalho, ia pro supermercado, chegava em casa e corria pra cozinha. O problema é quando o trânsito empacava ou a fila no supermercado não saía do lugar meu tempo de cozinhar diminuía, o que acontecia praticamente todos os dias. Por isso andei cortando os dedos, quebrando vasilhas na hora de lavá-las, brigando com a vida essas últimas semanas. Cozinhar é meu hobby, minha paixão, e só sobrava um tiquinho de energia para fazer tudo que eu queria. E sempre correndo.

Eu então estava reservando os sábados para fazer as receitas que exigiam mais trabalho ou mais etapas. Acordei hoje determinada a arrumar as amêndoas que guardei faz umas três semanas pra essa receita, empurrando sempre para o “sábado seguinte”. Lembrei que esse domingo é Dias das Mães e acho que casou perfeitamente com a ocasião. É muito fácil de fazer, o reultado é lindo e delicioso e impresisona qualquer mamãe por ai 😀

A receita é da Rita Lobo do Panelinha e está aqui. Como ela disse, esse não e um bolo para o dia a dia, mas para um ocasião especial. E concordo com ela é que um dos melhores bolos que já comi.

Ingredientes:

8 gemas + 8 claras

1 xícara de açúcar

1 3/4 xícara  ou 200g de farinha amêndoas (veja observação abaixo)

Raspas de duas laranjas

2 colheres (chá) de canela

Bata as claras em neve e reserve. Misture as gemas, o açúcar, a farinha de amêndoas, as raspas de laranja e a canela com um fouet. Acrescente 1/3 das claras em neve e misture bem. Adicione o restante das claras e misture delicadamente com uma espátula. Despeje em uma forma redonda de fundo removível e asse em forno pré-aquecido em 180C por 25 minutos ou até tirar o palito e ele sair limpo. Ele fica com esse aspecto mais queimadinho mesmo.

Observação: eu fiz a farinha de amêndoas. Compre as amêndoas com casca. Ferva um pouco de água e abaixe o fogo. Despeje mais ou menos 200g de amêndoas nessa água e deixe por uns 5 minutos, até quando as cascas estivem bem enrrugadinhas. Retire da água, deixe esfriar e retire as cascas “espremendo” as amêndoas, é bem fácil.

Aqueça o forno no máximo , coloque as amêndoas em um tabuleiro e coloque no forno quando ele estiver bem quente. Deixe uns 5 minutos no forno, só para dar uma torradinha. Retire e deixe esfriar. Coloque no processador (com a lâmina) e deixe rodar até que estejam bem picadas, com aspecto de farinha mesmo. Bom, se você quiser, você acha farinha de amêndoas para comprar em supermercados.

Calda:

2 xícaras de suco de laranja peneirado (aprox. 4 laranjas)

1 xícara de açúcar

Coloque o suco em uma panela e ligue o fogo baixo. Quando ferver, desligue o fogo e acrescente o açúcar, misturando até ele dissolver.

Montagem:

Quando o bolo esfriar, retire da forma e coloque em um prato para bolo que tenha a borda alta, para a calda não vazar. Vá despejando a calda aos poucos, esperando o bolo absorver. Eu fui colocando de 20 em 20 minutos e o bolo absorveu tudo. Decore com gomos de laranja.

bolo de amêndoas 2

Anúncios

Comments

  1. Amanda Rangel says:

    Sensacional, Manu!! Vou tentar fazer no café da manha dos dias das mães! Que laranja você usou?? Bjinhos!!

  2. Oi, Manoela. Seu blog é parada obrigatória pra mim todos os dias (às vezes mais que uma vez ao dia, admito). Eu nunca havia comentado aqui, mas ao ver esse post, foi inevitável. Eu fiz o bolo mais ou menos um mês atrás, e eu havia criado uma expectativa muito grande (adoro a Rita Lobo e esse bolo estava guardadinho pra eu fazer assim que conseguisse encontrar farinha de amêndoa pra comprar). Pois então, resumindo, acabei tendo que jogar mais da metade do bolo fora. Ele foi pra geladeira depois de uns dois dias porque ninguém na minha casa havia gostado (e olha que isso é muito difícil de acontecer, são 5 pessoas aqui) e da geladeira foi pro lixo, uma tristeza. Realmente não sei o que aconteceu. A textura ficou super estranha (não se parece com essa da sua foto). Eu sei que você não vai ter uma resposta mágica para me dar, mas fiquei morrendo de vontade de partilhar o acontecido. Um abraço e boa vida nova. 😉

    • Olá Fabiane!! Realmente muitas vezes não temos respostas dos porques que as receitas não dão certo. Pode ter sido a sua farinha de amêndoas que era muito refinada e deixou o bolo estranho, não sei. Tente fazer a caseira da próxima vez (se houver!!) que ai eu acho que é batata que vai dar certo! Mas gosto é gosto né? As vezes é bom para uns, mas ruim para outros. Obrigada por ter comentado, agradeço mt suas visitas auqi no blog!!! Boa sorte com as receitas 😀

  3. Hummmmmmmmmm. Eu iria gostar de ganhar um bolo desses no Dia das Mães!
    Beijos
    Sara
    Obs: isso foi uma indireta.

  4. Olá eu sou nova por aqui e estou simplesmente amando suas receitas! Esse bolo hein! estou com água na boca!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: