Bolo de chocolate com banana

bolo de chocolate com bananaEu e a ganache temos sérios problemas de convivência. Toda vez que eu invento de fazer monto uma bagunça, fico brava e gasto uma eternidade lavando louça com gordura de cacau. No final dá tudo certo, porque chocolate é chocolate neam?

Li umas semanas atrás em um romance (vou contar mais sobre ele daqui uns dias) que o chocolate absorve completamente o seu humor, por isso nunca trabalhe com ele em dias que você está tenebrosa (tipo depois de bater o carro, no meu caso). Achei válida a teoria e decidi que chocolate derretido só em dias felizes. Não custa.

Minha irmã indicou essa receita e fiquei super curiosa para testar. Quando vi que a ganache tava de cobertura, lembrei de uma que fiz em um dia terrível e, no final das contas, congelei para evitar mais fadiga (sim! Você pode congelar a ganache! A Ju do Cupcakeando me passou esse link que contém essa e outras dicas valiosas). Fiz o bolo em um pulo e depois “requentei” a ganache e passei por cima. O bolo é incrivelmente fofo!

A receita veio, como sempre, do Joy of Baking. Tem algumas modificações que minha irmã sugeriu que deram super certo!

Ingredientes: 

Usar xícara medidora de 240ml

2 xícaras de açúcar (usei só uma e ficou ótimo!)

1 3/4 xícaras de farinha de trigo (substitui metade por farinha integral)

3/4 xícara de cacau em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (sopa) de bicarbonato em pó

Uma pitada grande de sal

2 ovos

1 xícara de bananas amassadas (ou duas bananas)

1 xícara de água morna

1/2 xícara de leite

1/2 xícara de óleo (usei um pouco mais que a metade disso)

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Misture primeiro todos os ingredientes secos (açúcar, farinhas, cacau, fermento, bicarbonato e sal) e reserve. Misture o restante dos ingredientes em outra vasilha e depois incorpore aos secos, misturando delicadamente. Despeje em um tabuleiro médio (23cmX33cm) em asse em forno pré aquecido em 180ªC por 25 minutos ou até colocar um palito e ele saia limpo.

Ingredientes da ganache:

200g de chocolate meio amargo

3/4 xícara de creme de leite fresco

Pique o chocolate em pedaços pequenos e reserve. Ferva o creme de leite e despeje sobre o chocolate, misturando sempre até o chocolate derreter por completo. Deixe esfriar em temperatura ambiente por alguns minutos e depois cubra o bolo.

Anúncios

Comments

  1. Fiz e ficou excelente!!! Ninguém diz que é integral! isso que ao troquei o açúcar normal pelo light e a corbertura fiz mais magrinha tb:
    Usei um copo de leite integral, meia xíc. de açúcar light, 3 colheres de cacau em pó e margarina light e fervi até dar o ponto!
    Todo mundo aqui em casa adorou!!!!
    Receita aprovadíssima!

    • Ei Aline!!! Fala que não é um espetáculo esse bolo??? É ótimo para quem está de dieta e está afim de comer um docinho, não é? Obrigada pela dica de cobertura, no próximo vou testar! Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: