Torta de banana do Jamie Oliver

torta de banana

Uma das gratas surpresas de ter um blog é a quantidade de amigos blogueiros que inevitavelmente você acaba arrumando. Você gosta de um blog e logo já gosta do blogueiro. Dá para entender muito da personalidade de uma pessoa apenas vendo o tipo de comida que ela faz.

Será que alguém já sacou minhas loucuras só de ver as comidas que eu faço?

Enfim, essa dica de torta veio a calhar em um dia que ia receber um casal de amigos muito queridos aqui em casa. Vi em um dia no twitter da Sara, do Cozinha em Cena essa torta de banana e já queria testar. CLARO que ficou diferente da do Oliver porque ele não tem medo do chantilly ir direto pra bunda dele como faz na maioria das mulheres.

A receita com vídeo do Oliver está -> aqui. Fiz com algumas adaptações.

Ingredientes para a massa (usei a receita do Joy of Baking, a mesma que fiz para a Torta de frutas): 

(Ele usou massa de torta pronta mas eu nunca vi isso aqui em Belo Horizonte)

195g de farinha de trigo

Uma pitada de sal

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

50g de açúcar

1 ovo

1 clara de ovo OU geleia de damasco (para selar a massa)

Em uma batedeira planetária, coloque a raquete e bata a manteiga por alguns minutos.  Acrescente o açúcar e continue batendo, até a misturar afofar um pouco. Acrescente o ovo e continue batendo. Adicione o sal e a farinha aos poucos e deixe bater até que a massa vire uma bola (isso vai acontecer rápido, só alguns minutos batendo).

Retire a massa da batedeira e espalhe por cima de um pedaço de papel filme, modelando em um quadrado grande. Guarde na geladeira por 30 minutos.

Retire da geladeira e molde a massa com os dedos dentro da forma que for usar. Eu usei a mesma do vídeo. Não precisa esticar a massa com rolo porque ela é muito sensível e pode rachar nesse processo. Tenha paciência e molde devagar, tomando cuidado para que fique uniforme. Guarde no freezer por 15 minutos.

Retire do freezer e faça furos com um garfo no fundo da torta. Isso vai ajudar para que ela não se levante e forme bolhas. Coloque no forno pré-aquecido em 200ºC por 5 minutos e depois em 180ºC por 15 minutos. A massa vai ficar levemente dourada nas bordas.

Ainda quente, pincele com um pincel culinário um pouco de clara de ovo ou geleia de damasco em toda a massa, ainda quente, para selar. Isso vai ajudar ela a não secar (no meu caso, que fiz a massa 2 dias antes) e que ela fique sequinha quando você colocar o recheio. No caso da geleia de damasco, é só misturar 1/2 xícara de geleia com um colher (sopa) de água e esquentar alguns segundos no microondas. Passe na peneira para tirar os pedaços de fruta. AQUI você encontra as orientações da geleia. Guarde a massa em um pote fechado, fora da geladeira.

Ingredientes do recheio:

4 bananas maduras

100ml de leite

4 colheres (sopa) de açúcar

Em uma frigideira com fogo alto, despeje o açúcar. Deixe formar um caramelo. Ponha duas bananas e o leite no liquidificador e bata. Despeje a mistura no açúcar derretido. Mexa com uma colher e deixe no fogo até o caramelo derreter. Desligue o fogo e despeje com cuidado no interior da massa. Espalhe por todo o interior. Reserve e deixe esfriar. Corte as outras duas bananas na diagonal, em fatias finas, e espalhe-as sobre o recheio.

Ingredientes da cobertura:

200ml de creme de leite fresco

3 colheres (sopa) de açúcar refinado

Calda de caramelo (usei aquelas prontas mesmo, de colocar em sorvete)

Deixe o creme de leite no congelador por 30 minutos. Coloque na batedeira e acrescente o açúcar. Bata na velocidade média até adquirir textura de chantilly. Esse processo é rápido, dura uns três minutos. Cuidado para não bater muito e virar manteiga.  Acrescente um pouco de calda de caramelo e misture pouco, para criar aquele efeito mármore que o Oliver fala no vídeo. No caso, ele usa calda de café e baunilha.

Montagem:

Coloque o chantilly por cima da tora de decore com mais calda de caramelo. Sirva a torta gelada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: