Torta de frutas (fruit tart)

torta de frutas 2

O mais divertido de ter um blog de culinária é que agora eu sou considerada uma espécie de “guru” da comida entre meus amigos. Não é que eu sou de fato um oráculo culinário, mas acho que é porque eu me dispus a compartilhar na internet e acabou que agora ajudo quem tiver o interesse nas minhas receitas.

Esse era o objetivo do blog desde o começo, mas só agora que estou sentindo os efeitos.

Me pediram para levar uma torta para sobremesa de um churrasco e logo pensei em algo com frutas. Não sei de vocês, mas depois de comer um boi inteiro – ok, exagero, só algumas pequenas partes dele – tenho vontade de comer um doce mais leve e cítrico para amenizar a comilança.

ÓBVIO que fui fuçar no Joy of baking, meu blog preferido de sobremesas. Bati o olho nessa torta e.. Apaixonei. Fácil de fazer e podia deixar tudo pronto nos dias anteriores e montar só no dia do churrasco. Eu fiz a massa e o recheio na quinta e montei no sábado pela manhã, antes de sair.

Foi bom, depois da semana horrorosa que eu tive, ter pessoas queridas me inundando de elogios e perguntando: “qual é a torta que você fez? Eu quero um pedaço!”.

Ingredientes da massa:

195g de farinha de trigo

Uma pitada de sal

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

50g de açúcar

1 ovo

1 clara de ovo OU geleia de damasco (para selar a massa)

Em uma batedeira planetária, coloque a raquete e bata a manteiga por alguns minutos.  Acrescente o açúcar e continue batendo, até a misturar afofar um pouco. Acrescente o ovo e continue batendo. Adicione o sal e a farinha aos poucos e deixe bater até que a massa vire uma bola (isso vai acontecer rápido, só alguns minutos batendo).

Retire a massa da batedeira e espalhe por cima de um pedaço de papel filme, modelando em um quadrado grande. Guarde na geladeira por 30 minutos.

Retire da geladeira e molde a massa com os dedos dentro da forma que for usar. Eu usei a mesma do vídeo. Não precisa esticar a massa com rolo porque ela é muito sensível e pode rachar nesse processo. Tenha paciência e molde devagar, tomando cuidado para que fique uniforme. Guarde no freezer por 15 minutos.

Retire do freezer e faça furos com um garfo no fundo da torta. Isso vai ajudar para que ela não se levante e forme bolhas. Coloque no forno pré-aquecido em 200ºC por 5 minutos e depois em 180ºC por 15 minutos. A massa vai ficar levemente dourada nas bordas.

Ainda quente, pincele com um pincel culinário um pouco de clara de ovo ou geleia de damasco em toda a massa, ainda quente, para selar. Isso vai ajudar ela a não secar (no meu caso, que fiz a massa 2 dias antes) e que ela fique sequinha quando você colocar o recheio. No caso da geleia de damasco, é só misturar 1/2 xícara de geleia com um colher (sopa) de água e esquentar alguns segundos no microondas. Passe na peneira para tirar os pedaços de fruta. AQUI você encontra as orientações da geleia. Guarde a massa em um pote fechado, fora da geladeira.

Ingredientes do creme patissiere

300ml de leite integral

3 gemas de ovos

50g de açúcar

20g de farinha de trigo

20g de amido de milho

1 colher (sopa) de conhaque

1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha

1 caixinha de creme de leite (para usar no dia que for montar a torta)

Misture usando um fouet as gemas, o açúcar, o trigo e o amido de milho até virar uma pasta. Enquanto isso, ferva o leite. Quando o leite estiver levantando, despeje sobre a mistura de gemas AOS POUCOS, sempre misturando muito. Vai virar um líquido meio amarelado. Volte esse líquido para a panela e ligue o fogo baixo. Continue misturando. A mistura vai virar um creme rapidamente – não pare de misturar. Desligue o fogo e acrescente o extrato de baunilha e o conhaque. Coloque em uma vasilha e tampe imediatamente com um filme plástico, depositando-o por cima do creme, para que não forme uma película. Deixe esfriar e guarde na geladeira. Dura até três dias refrigerado. Ele vai ficar bem duro – no dia que for usar, bata com o creme de leite para que a mistura fique cremosa.

Montagem:

Frutas (usei 3 kiwis, 2 caixas de morango e 1/ 2 caixa de amoras)

Geleia de damasco para selar as frutas (para que elas não desidratem)

Espalhe o creme (já batido com o creme de leite) sobre a massa já pronta e selada. Coloque as frutas por cima, montando da forma que você quiser. Você também pode usar abacaxi, carambola, framboesas, etc.

Depois de montar, espalhe geleia de damasco por cima usando um pincel culinário. Isso é para que as frutas não percam água e fiquem feias, além de dar um brilho bonito.  Eu fui bem generosa, para dar o gosto do damasco, que eu gosto muito. Essa torta deve ser montada no dia em que for servida e deve ser retirada da geladeira 30 minutos antes de servir.

torta de frutas

Anúncios

Comments

  1. UUUUUAAAAAAAAAAAAAAUUUUUU!!! Devia estar deleciosa… :0)

Trackbacks

  1. […] Ingredientes para a massa (usei a receita do Joy of Baking, a mesma que fiz para a Torta de frutas):  […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: