Lasanha verde e branca

lasanha verde e branca

 

Desde o primeiro dia que comi massa de macarrão com espinafre me apaixonei. Foi em um restaurante aqui de BH que faz os pratos com massa fresca, então imagina.

O único lugar aqui que achei para comprar a tal da massa verde foi no Mercado Central. Só depois de comprar fiquei pensando como raios eu ia fazer uma lasanha, porque deu na minha cabeça que não combina com molho de tomate. Por que não então fazer uma lasanha branca?

A primeira vez que eu fiz foi um desastre. Achei que precisava de MUITO molho e ficou tudo meio piscina. Já tinha cometido esse erro com lasanha já mas quem disse que eu aprendi? Dessa vez fiz com 1/3 do molho e ficou fantástico…

Ingredientes:

250g de massa para lasanha com espinafre (massa verde)

1 colher (sopa) bem cheia de manteiga

2 colheres (sopa) de farinha

300 a 400ml de leite integral

100g de parmesão ralado (um parmesão de boa qualidade hein gente!)

Sal e noz moscada a gosto

250g de muçarela ralada

Em uma panela média, coloque a manteiga e acenda o fogo baixo. Deixe a manteiga derreter por completo (se você achar que ela pode queimar, como um pouco de azeite que resolve). Polvilhe a farinha por cima e misture bastante com um fouet, sem parar. Vai virar uma massinha, que você não pode parar de misturar ok? Acrescente um pouquinho de leite e continue misturando. Faça isso até acabar o leite, sempre acrescentando menos que 1/2 copo por vez ,para não empelotar. Usei um pouco mais de 300ml para ficar na consistência que eu queria.  Acrescente um pouco de noz moscada e deixe ferver um pouquinho para que não fique com gosto de farinha. Desligue o fogo e acrescente o parmesão. Ajuste o sal e reserve. Esse molho deve ficar mais firme que o usual ok?

*Se você achar que ainda está ralo, dissolva um pouco de amido de milho em um pouco de leite e acrescente ao molho em fogo baixo.

Montagem:

Em uma vasilha quadrada pequena de vidro (essa lasanha é menor que as usuais, porque é só eu e o maridão aqui para comer né) coloque uma concha do molho no fundo e acrescente um pouquinho de leite para que a massa não grude. Cubra com fatias da massa. Cubra com muçarela e mais uma concha de molho. Cubra com massa e assim faça até acabar todos os ingredientes. É importante que você termine com molho por cima para que a massa não seque. Eu até coloquei um pouco de leite por cima para garantir.

Asse em forno pré-aquecido em 200ºC com um papel alumínio por cima por 10 minutos e sem o papel por mais 5 minutos. Confira se a massa está cozida com um garfo. Tire do forno e deixe a lasanha descansar por uns 15 minutos para que ela não desmanche na hora de servir.

Anúncios

Comments

  1. Hummmmmmm adoro lasanha com massa verde, ainda bem que por aqui é muito fácil achar.
    A foto ficou muito apetitosa.
    Bjuss!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: