Torta de caramelo e noz pecã (Caramel Pencan Pie)

torta de noz pecan

Já contei na receita de Torta de maçã que minha mãe tinha uma amiga norte americana que nos ensinou diversas receitas maravilhosas de tortas doces.  Essa é uma receita clássica do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) e com certeza a minha torta preferida de todos os tempos.

Foi muito difícil encontrar noz pecã aqui em Belo Horizonte com um preço razoável. O mais engraçado é que fui no Mercado Central e todos os atendentes cismaram que noz pecã é a noz comum picada. Como vocês podem ver pela foto, ela é diferente da noz comum e tem um gosto bem peculiar, um pouco mais doce. Não achei a receita original da amiga da minha mãe, mas essa com certeza se assemelha bem. Achei a receita no Joy of baking.

Ingredientes para a massa:

1 1/4 xícaras (175 g) de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de sal

14 g (ou uma colher sopa cheia) de açúcar cristal

100g de manteiga sem sal bem gelada picada em cubos

30 a 60ml de água gelada (vai depender de quanto a sua farinha vai absorver)

Coloque a farinha, o sal e o açúcar no processador de alimentos, usando a lâmina de cortar. Dê alguns “pulsar” até misturar tudo. Acrescente a manteiga e faça o mesmo, pulsando até que a mistura vire uma farofa. Acrescente 30ml da água gelada e pulse novamente. Se a massa não começar a criar flocos mais densos, acrescente uma ou duas colheres (sopa) de água. Retire do processador e coloque na bancada, fazendo uma bola com a massa. Guarde embalada dentro de um filme na geladeira por 30 minutos.

Depois desse descanso, espalhe um pouco de farinha na bancada e com o rolo de massa estique a massa fazendo uma círculo no tamanho da seu refratário. A receita pede um redondo de 23 cm. Coloque a massa no refratário e ajeite a massa com os dedos. Corte as bordas.

Esse vídeo aqui explica bem como faz a massa. Se você não entende inglês, não tem problema – é só observar bem como ela está fazendo.

Ela fez duas receitas no vídeo, para poder guardar uma no congelador. Ela disse que dura mais ou menos um mês no congelador. Eu fiz a borda com ela ensinou, usando os dedos para fazer as voltinhas. Guarde a massa no refratário novamente na geladeira.

Ingredientes do recheio:

210 g de açúcar mascavo

160 ml de mel

2 colheres (sopa) de rum

50g de manteiga sem sal

3 ovos

60ml de creme de leite

200g de noz pecã tostadas e picadas grosseiramente (separe quatro inteiras para enfeitar)*

Em uma panela, ferva o açúcar mascavo, o mel, o rum e a manteiga até tudo derreter por completo e virar um caldo. Deixe esfriar. Quando estiver de morno para frio, acrescente os ovos, o creme de leite e o sal, misturando bem.

*Ligue o forno em 180ºC. Quando estiver quente, coloque as nozes em um tabuleiro e deixe no forno por 5 minutos. Isso vai realçar o sabor das nozes. Tire no forno e deixe esfriar. Depois pique-as grosseiramente. Deixe o forno ligado para assar a torta logo após.

Montagem:

Tire o refratário com a massa da geladeira. Coloque as nozes já picadas no fundo e jogue a calda de açúcar por cima. Coloque em um forno pré-aquecido em 180ºC e asse por 40 minutos ou até que, quando enfiar um palito no recheio, ele saia limpo. Se durante o cozimento as bordas começarem a ficar escuras, coloque um papel alumínio por cima e continue a assar até dar o tempo necessário.

torta de noz pecan 2

Depois de tirar do forno deixe esfriar e depois coloque na geladeira. Ela fica mais saborosa ainda se você comer no dia seguinte, deixando-a bem gelada. Eu não coloquei com sorvete nem com algum chantili porque ela é maravilhosa sozinha – é do tipo que não precisa ser acompanhada 🙂

Se você quer o vídeo explicativo de como fazer a torta em inglês, está aqui:

Anúncios

Comments

  1. Ai…separa um pedaço pra mim!!!! Afinal onde você achou a nozes pecan??
    Beijos
    Sara e Francisco

    • Laly, rodei o Mercado Central inteiriiinhoo atrás dessas nozes e achei só uma banca que tinha. E ainda paguei uma pequena fortuna: 15 reais por 150g!!! Já separei mais 150g de nozes para fazer para vc e o Calico, que também ficou morrendo de vontade. =)

  2. Manoela querida, que maravilhosa tentação.Ficou linda e parece deliciosa.Um arraso.Beijos querida.

  3. Adriana says:

    Manoela, obrigada por compartilhar esta maravilhosa torta que eu não comia há anos. Fiz com pecans e syrup dos EUA. O vídeo foi de extrema importância para a massa. Ficou deliciosa, abraços.

  4. Oi, Manoela, tudo bem? Sou jornalista aqui em BH e estou fazendo uma matéria sobre noz-pecã. Sabe me dizer em qual banca encontro no Mercado Central? Por favor, aguardo seu contato assim que puder. Obrigado!

    • Oi Fernando! Depois de umas semanas, eu achei noz pecã mais barata no Verdemar da Nossa Senhora do Carmo. Dá uma passadinha lá que eu acho que é mais garantido vc achar. Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: