Pho ga soup (sopa vietnamita de frango)

pho soup

De tempos em tempos eu tenho um desejo que fazer algo bem difícil, só pelo desafio. Não sei porque mas na última semana vi vários programa culinários falando da culinária tailandesa e vietnamita. Meu marido na hora lembrou de uma sopa que ele tomou no Canadá quando morava lá. Depois de várias pesquisas na internet, resolvi dar um pulo na Mercearia Tokyo aqui em BH e no supermercado Verde Mar, os dois únicos lugares que consigo comprar produtos orientais mais exóticos.

De primeira a sopa não me conquistou muito. São tantos temperos que eu nunca tinha experimentado juntos. A medida que eu fui comendo, ela ganhou o meu paladar. Dá para sentir todos os sabores misturados… Vale para sair da rotina e conhecer novos sabores.

Achei a receita aqui.

Ingredientes para o caldo (para quatro pessoas):

1 cebola grande

Um pedaço de 3a 5 cm de gengibre

Ossos de um galinha

2 colheres (sopa) de sementes de coentro

1 colher (sopa) de cardamomo

2 folhas de louro

1 pau de canela

4 cravos

2 anis estrelado

2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar

1 colher (café) de sal

Cabos do coentro fresco amarrados por um barbante (guarde as folhas para montagem)

Corte a cebola em quatro e o gengibre em dois e asse em forno bem quente por 15 minutos. Tire as cascas depois de assado. Reserve

Tire os ossos de uma galinha inteira. Eu tive uma certa dificuldade nessa parte pois tenho pouca prática, mas deu certo. Não tem importância se você não tirar toda a carne do osso também. A carne que você tirar guarde em saquinhos para congelar e reserve o peito para a montagem do prato.

Em uma panela grande, ferva os ossos da galinha por 15 minutos. Isso é para tirar o sangue e algumas coisas esquisitas que saem. Também tira aquele gosto de “granja”. Retire os ossos, jogue a água fora e lave a panela (vai ficar uma gordura grudada). Coloque os ossos novamente na panela e enche de água até cobrir. Acrescente o restante os temperos, a cebola e o gengibre assado, misture um pouco e ligue o fogo alto. Quando ferver abaixe o fogo e vigie durante uma hora. De vez enquando dê uma misturada, sempre no fogo bem baixo. Tire todos os sólidos com uma peneira, deixando o caldo bem limpo.

Ingredientes para montagem:

300g de peito de frango

200g de macarrão de arroz (usei dessa marca)

2 xícaras de broto de feijão

Folhas de coentro e manjericão fresco a gosto

1/2 pimenta jalapeño fatiada bem fininha

Molho Sriracha (molho tailandês de pimenta)

Molho Hoisin (molho chinês com especiarias e bata doce desidratada)

Corte o peito de frango em tiras largas e grelhe com um pouco de sal e azeite (eu usei shoyo). Reserve. Prepare o macarrão de acordo com as especificações da embalagem. Reserve.

Em uma vasilha para sopa coloque o caldo fervente até a metade. Acrescente um punhado de macarrão, um pouco dos molhos sriracha e hoisin e misture. Coloque por cima um pedaço de frango, o broto de feijão, as folhas de coentro e manjericão e a pimenta jalapeño. Coma enquanto quente.

Cuidado com o molho sriracha porque ele é beeeem apimentado. Deu para comer tranquilamente com os hashis e com o auxílio de uma colher para tomar o caldo.

pho soup 2

Anúncios

Comments

  1. Manoela querida, esta sopinha cai muito bem ao tempo que se faz por aqui em São Paulo.Nunca provei, mas parece muito saborosa.E o pão de queijo menina, quem resiste.Pão de queijo é bem vindo à qualquer hora.Beijos querida, tenha uma excelente semana.
    (Ps: fiz um pão que acho que vc gostaria e experimenta-lo) se quiser ver da uma passadinha do meu cantinho

  2. Olá, fiquei tão feliz em encontrar a receita da sopa vietnamita. Hum que delícia!

Trackbacks

  1. […] que fiz a sopa vietnamita, fiquei apaixonada com o macarrão de arroz. Ele é tão gostoso e não deixa o estômago pesado […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: