Trufas sortidas

trufa tradicionalEsse final de ano eu e maridinho decidimos não gastar muito com presentes, mas eu não queria deixar passar em branco. Decidi fazer algo culinário e que ficasse bem simpático, como trufas. Dá um trabalhão para enrolar mas compensa porque ficam lindas e super charmosas. Comprei uma caixinha, um papel de seda e voilá! Quem recebeu adorou…

Ingredientes:

450g de chocolate meio amargo

250ml de creme de leite fresco

Sabores:

Tradicional: Cacau em pó

Nozes: 50g de nozes picadas e  granulado

Whisky:1/2 copo (lagoinha) de whisky e amêndoas laminadas

Cereja em calda: 50g de cerejas em calda e cacau em pó

Pique o chocolate em pedaços pequenos e reserve. Ferva o creme de leite e despeje sobre o chocolate, misturando sempre até o chocolate derreter por completo. Ainda quente, divida em quatro partes (ou quantos tipos de sabores que você quiser). Em cada parte acrescente o sabor desejado. Guarde na geladeira por pelo menos 3h.

Enrole por sabor, deixando os outros sabores na geladeira. É muito difícil enrolar essas trufas, porque o chocolate derrete facilmente. A dica é enrolar uma parte e deixar o resto na geladeira, sempre!

A tradicional não tem nada além da massa base de chocolate – eu só passei no cacau em pó.

trufa de whiskyEu achei que coloquei muito whisky e ficou muito mole na hora de enrolar e passar nas amêndoas. Mas o sabor ficou um espetáculo!

trufa de nozes

Essa foi a minha preferida porque ficou bem fácil de enrolar e ela ficou a mais firme depois de gelar.

trufa de cereja em calda

Para fazer essa, despeje um pouco da calda na mistura de chocolate e, na hora de enrolar, coloque 1/2 cereja como recheio. Como a de whisky, essa ficou mole demais e não consegui colocar a cereja no meio sem derreter tudo na minha mão. A solução foi colocar a cereja por cima.

*Minha ideia inicial foi usar açúcar de confeiteiro vermelho (colori com algumas gotas de corante) para enrolar, mas a trufa absorve o açúcar e parece que você não passou em nada. Substitui pelo cacau em pó.

Depois de enrolar todas, guarde novamente na geladeira de um dia para outro. Monte as trufas na caixinha enfileiradas por sabor.

Tirei a receita do maravilhoso livro Ateliê do Chocolate, da Cooklovers. Você encontra ele aqui.

post-patrocinado

Anúncios

Comments

  1. Nossa Manoela que lindas trufas, fazia tempo que não passava por aqui, a falta de tempo impera no final do ano não? Feliz 2013… Beijinhos

  2. Minha amiga, adoraria receber presentinhos como esses.Quando quiser pode me mandar alguns, rsrs.Brincadeiras à parte, as melhores trufas são as caseiras.Arrasou.Beijos querida, tudo de melhor na sua vida.

Trackbacks

  1. […] e não queria fazer o repetido arroz de forno. Como tinha um creme de leite fresco sobrando das trufas que eu fiz, pensei em tentar em fazer o tal do arroz. Só dei uma olhadinha nos meus livros e achei […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: