Nhoque de batata

nhoque

Não sei porque, mas nunca fui muito fã de nhoques. Acho que eu comi um com gosto de farinha e achei que todos fossem assim. Depois que criei o blog comecei a pesquisar mais sobre eles e percebi que na verdade ele não é para ter gosto de farinha mas desmanchar na boca… Depois de ler MUITAS receitas pela web e guardar as dicas que li nos comentários dos posts, consegui fazer uma receita que conquistou meu amor por nhoques ♥

A receita é do blog Panelaterapia. Vai por mim gente, a receita é ótima!

Ingredientes para a massa:

1kg de batata asterix (aquela da casca rosa, que é mais sequinha)

1 xícara (240ml) de farinha de trigo

2 gemas

1 colher (café) de sal

Noz moscada ou pimenta do reino a gosto

A maior parte das receitas dá errado porque a batata cozida em água absorve muita umidade e o nhoque acaba ficando mole. Cozinhei as minhas no microondas (como sugerido pela Tati, do Panelaterapia) mas acho que podem ser cozidas no vapor (ainda vou testar e conto para vocês). O esquema é assim: descasque e pique as batatas em pedaços médios, coloque em um saquinho transparente (daqueles de feira) e faça um nó. Faça também furinhos com a ponta da faca pelo saquinho. Como eu usei 1kg de batatas, gastou 12 minutos na potência máxima no microondas. Vá checando em intervalos de 5 minutos.

Depois de cozidas, esprema as batatas completamente e deixe esfriar. Depois de frias acrescente as gemas (não coloque nas batatas quentes se não a gema cozinha e fica cheio de pontinhos amarelos e com gosto de ovo), a farinha, sal e a noz moscada e misture bem. Experimente e ajuste o sal.

Tire pedaços da massa, faça uma cobrinha e corte com uma faca no tamanho que desejar.

nhoque 2

Em uma panela, ferva bastante água com um pouco de sal. Coloque os nhoques aos poucos na água fervente. Assim que eles boiarem, tire-os com uma escumadeira e coloque-os no molho que você preferir. Retire imediatamente que boiarem, se não eles começam a desmanchar.

Ingredientes para o molho de tomate:

1 cebola picada

1 colher (café) de tempero de alho caseiro

1 lata de tomates pelados

1 pacote de extrato de tomate

1 colher (café) de páprica picante

Óleo, sal e açúcar a gosto

Refogue a cebola com o alho e um fio de óleo. Bata a lata de tomates com um mixer ou liquidificador e acrescente ao refogado. Acrescente também o extrato de tomate e o restante dos temperos. Acerte a acidez com o açúcar e ajuste o sal.

Anúncios

Comments

  1. Huuuummm…. vou fazer para o almoço!
    Beju
    Sara

  2. Oi manoela já fiz muito nhoque no passado, mas fazem muitos anos que não preparo.Sua receita ficou apetitosa, como sempre, rsrs.Adorei te-la conhecido neste ano, espero que no ano que vem estejamos ainda juntas.Que seu Natal seja repleto de paz, união e alegrias.
    Que o ano que se inicia lhe traga a realização de todos os seus sonhos.Beijos querida.

  3. Emilio P Binder says:

    porque , não vejo em nenhuma receita o significado do “nhoque” quando minha mãe fazia ,ela dedilhava cada pedacinho da massa dizendo que aquilo era o “nhoque” , o tempo vai apagando todos os detalhes das coisas ??????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: