Bolo de baunilha com banana caramelada

bolo de baunilha com banana

Na casa dos meus pais, em Pará de Minas (aprox. 80km de Belo Horizonte), tem várias bananeiras que dão banana que é uma beleza. Minha mãe pediu para fazer bananas carameladas para gastar as que já estavam no ponto de quase estragar. Como ia dar muito doce, resolvi fazer uma receita que já estava na minha cabeça há um tempo que serve para aproveitar bananas. Não lembro em que programa em vi no canal Bem Simples uma receita de cupcakes com bananas carameladas. Fiz então uma receita de bolo de baunilha (que está na lista das minhas preferidas) e acrescentei as bananas na massa. Adivinha? MUITO MELHOR que fazer só com as bananas =)

Ingredientes para a banana caramelada:

10 bananas picadas em rodelas

500g de açúcar

100ml de água filtrada

Misture o açúcar com a água em uma panela (usei o tacho de cobre lindooo da minha mãe) e deixe ferver em fogo baixo. NÃO MISTURE depois que ligar o fogo porque senão fica cheio de pelotas (experiência própria). Quando o açúcar começar a corar e a virar tipo um caramelo, acrescente as bananas e misture delicadamente. Essa hora o açúcar vai endurecer todo – não desespere. Aos poucos o açúcar vai derretendo novamente e o doce vai dando consistência. Deixe ferver até sua preferência. Eu gosto mais mole, com os pedaços da banana maiores. Depois de pronto, deixe esfriar. Fiz bem mais que precisava para o bolo ok?

banana caramelada

Ingredientes do bolo (adaptei DAQUI):

2 colheres (sopa) de manteiga

1/2  xícara de açúcar (é menos que a receita original porque as bananas já vão ter bastante açúcar)

3 ovos grandes

1 colher de chá de extrato de baunilha

1/4 colher de chá de sal

1 1/2 xícara de farinha peneirada

60ml (1/4 xícara) de leite

1 1/2 colher de chá de fermento

200g de banana caramelada (receita com 3 bananas e 100g de açúcar)

Bata a manteiga com o açúcar na batedeira até virar um creme branco. Adicione os ovos um a um e continue batendo. Acrescente a essência de baunilha e o sal. Adicione a farinha e o leite juntos, aos poucos, batendo na velocidade baixa. Desligue a batedeira e, com uma espátula, misture o fermento e a banana caramelada delicadamente. Despeje em uma forma redonda e asse em forno pré-aquecido em 180°C por 40 minutos ou até quando corar por cima.

Anúncios

Comments

  1. Oi Manoela, parece delicioso.A massa fica fofinha e as bananas devem dar um sabor maravilhoso.Adorei.Beijos querida, que seu Natal seja repleto de alegrias, paz e bençãos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: