Broinha de fubá com doce de leite


broinha de fuba 3

Uma das coisas que mais gosto em um domingo é quando o maridão pede um doce/pão/bolo que ele está com vontade de comer e, com todo o gosto, me ajuda na cozinha. Até ir no supermercado comprar os ingredientes que faltam ele vai, todo feliz. Mesmo fazendo alguma coisa pequena (hoje ele quebrou os DEZ ovos para mim) é muito bom ter ele comigo na cozinha me pertubando com piadas da comida que estou fazendo. E a carinha de felicidade dele quando comeu essas broinhas lotadas de doce de leite vale tudo =)

Essa receita aprendi fazer no curso de pães. Gente, molezinha de fazer. Mas tem que ter uma batedeira planetária para fazer ok? Não acredito que há possibilidade de fazer a massa batendo na mão. Se houver essa possibilidade, é uma pessoa com um braço muito, mas muito forte.

Ingredientes:

375g de fubá de canjica + um pocuo para polvilhar as broinhas

700ml de água

225ml de óleo

5g de açúcar

5g de sal

10 ovos

Em uma panela junte a água, o óleo, o açúcar e o sal e deixe ferver. Quando isso acontecer, acrescente o fubá de canjica aos poucos, misturando sempre. A massa vai endurecer. Continue misturando com o fogo baixo por mais um cinco minutos. Despeje essa massa ainda quente em uma batedeira planetária (com o gancho de fazer massa de pão), ligue na potência média e vá acrescentando os ovos um a um, sem desligar a batedeira. Olha como era  massa antes e depois:

massa broinha de fuba

Fica tipo uma massa de coxinha. Com duas colheres (sopa) pegue um pouco da massa, polvilhe no fubá e coloque em um tabuleiro untado e enfarinhado. Eu gosto de deixar as broinhas bem irregulares, porque assim ficam mais bonitas.

broinha de fuba

Coloque em um forno pré-aquecido em 220ºC (ele tem que estar BEM quente na hora que você colocar os tabuleiros dentro) e asse por 40 minutos ou até  quando as broinhas estivem coradas.

broinha de fuba 2

Deixe esfriar e recheie com doce de leite ou mel.

Anúncios

Comments

  1. Oi Manoela, é muito bom estar de volta à blogsfera.E dar de cara com essas delicinhas fica melhor ainda.Parabéns por sua participação na reportagem querida, você merece tudo de bom, te desejo muito sucesso.Beijos e uma linda quarta.

  2. Manoela, seu blog é uma delicia, de ver, de ler e provavelmente de comer! Cheguei aqui procurando uma receita infalível de broinha aerosa…já testei uma receita que ficou muito boa mas não ficou oca…as suas me pareceram que ficaram, apesar da foto estarem com o recheio. Elas ficam ocas mesmo? Há um tempão quero fazer essas broinhas iguais as da padaria da cidade onde moro atualmente (Paraisópolis, sul de MG), mas não consegui acertar…e é lógico que o pulo do gato eles não dão…já vi com banha, gordura vegetal (que não gosto) e manteiga…Achei sua receita simples e o resultado é lindo! E não dá para desperdiçar 10 ovos…não é? Obrigada por dividir!
    Já estou marcando outras receitas para testar…adorei!
    Um beijo e linda semana!
    Verena

    • Olá Verena!!! Muito obrigada pelos elogios!!! Essas broinhas ficam aeradas, exatamento como você quer, bem ocas. Essa receita eu peguei no curso do no SENAC então pode confiar. As broinhas ficam deliciosas! Mas vc tem que ter a batedeira planetária, se não vai dar um trabalhão para misturar. Não precisa de banha e nada dessas complicações não – o óleo já é a gordura necessária. Teste em casa sim e vem cá me contar como ficou tudo bem?? Abs!!!!

  3. Olá! lindas as broinhas! Já tem um tempo a sua receita mas estou vendo aqui hoje pois estou pesquisando uma receita que fique oca. Tive a mesma experiência acima, da Verena: tentei umas receitas que ficaram saborosas mas não cresceram muito.
    Somente cinco gramas de açúcar mesmo?
    Ela fica bem neutra então, né? Será que dá pra colocar mais açucar?
    bjin

    Ana

    • Oi Ana!

      É bem pouco açúcar mesmo, porque é só pra dar um sabor. Estou pensando em fazer uma salgada, só pra ver como fica. Acho que dá pra por mais açúcar sim, mas cuidado pra não exagerar e desandar a receita. Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: