Geleia de jabuticaba

Aqui pertinho de Belo Horizonte tem uma cidade chamada Sabará que todo ano tem um Festival de Jabuticaba que é super famoso. A cidade é conhecida como “terra da jabuticaba” e o festival é uma ótima oportunidade para os pequenos produtores divulgarem suas delícias com a fruta para todo o estado.  As jabuticabeiras ficam abarrotadas e todo mundo aproveita para inventar mil tipos de doces diferentes.

Chegou às minhas mãos, pela minha sogra, que alguém da família por esses lados de Sabará mandou, uma vasilha cheia de jabuticabas. Como o marido não gosta, não topei comer tudo sozinha. Pesquisei e achei essa receita de geleia, com um vídeo super fofo de uma quitandeira fazendo a geleia.

Ingredientes:

Jabuticaba

Açúcar

Água filtrada

Coloque as jabuticabas em uma panela grande e alta e, com as mãos, aperte todas até desmancharem. Acrescente água filtrada até cobrir tudo e acenda o fogo médio. Deixe ferver, sem precisar misturar, até que a água fique bem rosada. Escorra em uma peneira e meça a quantidade de líquido. Volte o líquido para a panela e acrescente açúcar na mesma quantidade do líquido (o meu deu 400 ml – coloquei açúcar até a medida de 400 ml e acrescentei na panela). Deixe essa mistura ferver – não precisa ficar misturando toda hora. O ponto certo é quando os pingos demoram a cair da colher.

Despeje esse líquido ainda quente em um vidro de geleia, tampe e deixe na geladeira por três dias.

Para quem ficou com dúvida,  na nova ortografia da língua portuguesa geleia não tem mais acento agudo: era gelÉia e agora é gelEia.

Anúncios

Trackbacks

  1. […] de ter feito a geleia de jabuticaba (veja o post aqui) fiquei imaginando em que sobremesa poderia usá-la. O post também bombou (deu quase mil acessos) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: