Torta prestígio para Francisco

Altos e baixos. Curvas e retas. Acho (ou melhor, tenho certeza) que todo mundo passa por fases na vida. Depois de passar por alguns baixos, o resultado da ansiedade e do nervosismo exagerado veio o resultado: gastrite nervosa aguda. Já alguns dias que não me sentia muito bem e tudo, TUDO que estava comendo me fazia mal. O médico passou alguns remédios que estão ajudando, mas ainda não consigo comer sem sentir indigestão. Para uma cozinheira isso é o cúmulo da frustração. Fiquei até desanimada essas últimas duas semanas de postar porque não podia dizer exatamente se o que eu fiz estava bom mesmo – porque na verdade estava me fazendo mal.

Mesmo com o desconforto estomacal, passei o feriado de finados na cozinha para presentear minha querida irmã Sara, que fez aniversário no último dia 31. Tinha um almoço na casa da nossa mãe e me prontifiquei a fazer a sobremesa, que seria uma torta de prestígio. Você deve estar se perguntando: “mas Manoela, não é para o Francisco?”. Francisco é meu querido sobrinho, filho dessa irmã, que está com singelos dois meses de vida.

Ela me pediu para fazer uma receita para ele no blog, mas gostaria de dedicar essa receita para ela. Nós temos personalidade muito diferentes (para não dizer opostas) e quando éramos adolescente brigávamos muito. Foi só depois de nós duas casarmos e morarmos em casas separadas é que eu percebi que devo muita coisa à ela. Foi ela que me ensinou a maquiar, a me vestir, a tirar fotografia, a arrumar meu cabelo e, principalmente, a ser mais forte.

À minha querida irmã, que nunca desistiu de mim, como eu não desisti desse bolo. Depois de errar a receita do bolo duas vezes, me mantive na linha e fiz mais duas vezes. Porque vida de cozinheira (e de irmã) é assim mesmo né? A gente briga mas, no final das contas, a gente se ama ainda mais.

Ingredientes para o bolo:

4 ovos (4 gemas + 4 claras)

7 colheres (sopa) rasas de açúcar

8 colheres (sopa) BEM RASAS  de farinha de trigo (na primeira receita eu fiz com colheres cheias e, claro, foi um desastre – o bolo virou uma pedra)

4 colheres (sopa) BEM RASAS de cacau em pó

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de fermento em pó

Separar todos os ingredientes antes de começar a receita. Ligue o forno em 180ºC e unte um tabuleiro redondo de tamanho médio. Esse bolo é feito bem rápido e é melhor usar uma batedeira planetária. Peneire a farinha com o cacau, o sal e o fermento. Depois bata as claras em neve. Quando estiverem bem firmes, vá acrescentando o açúcar aos poucos. Depois, acrescente as gemas, uma a uma. Vai ficar como uma espuma amarelinha. Deixe bater por mais uns dois minutos. Desligue a batedeira e acrescente a farinha aos poucos, misturando delicadamente com a espátula. A massa é como uma espuma firme mesmo. Despeje no tabuleiro e ajeite a massa para ficar bem retinha. Asse por 15 minutos ou menos (assa rapidinho se o forno estiver bem quente).

Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos e retire do tabuleiro. Quando esfriar, corte o bolo ao meio usando uma faca de serra bem grande. Reserve. (Essa parte parece fácil mas sofri para cortar na metade certinho. Tive que remendar depois..)

Repita a receita e faça mais um bolo. Vamos usar quatro partes de bolo para fazer a torta. Eu fiz separado porque não tenho muita prática com tortas. Se você for como eu, faça de duas vezes ok? Reserve os bolos cortados.

Ingredientes para o recheio de coco (fazer no dia anterior à montagem):

2 latas de leite condensado

2 latas de leite

300g de coco ralado (úmido e adoçado)

4 colheres (sopa) rasas de amido de milho

Em uma panela despeje as latas de leite condensado, uma lata de leite e 200g do coco ralado. Ligue em fogo alto e vá misturando até que ferva. Quando ferver, acrescente o amido de milho dissolvido na lata de leite que sobrou. Continue misturando, agora com fogo baixo, porque de repente vai firmar. Deixe cozinhar por mais alguns minutos. Esse recheio deve estar firme, mas não duro. Quando desligar o fogo acrescente o restante do coco. Deixe esfriar de um dia para outro na geladeira.

Ingredientes para a calda (para a torta ficar “molhadinha”)

1/2 copo americano de açúcar

1 copo americano de água

3 cravos

2 paus de canela

Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver. Quando o açúcar dissolver, desligue o fogo e deixe esfriar.

Ingredientes para a cobertura:

400g de chocolate ao leite (ou 300g de ao leite + 100g de meio amargo)

1 caixa de creme de leite

Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Acrescente o creme de leite e misture bem. Deixe esfriar na geladeira por alguns minutos (não deixe muito para que não endureça).

Montagem:

Retire o recheio da geladeira alguns minutos antes de usá-lo. Divida em três partes.

Para o bolo ficar firme enquanto você monta, minha sogra (essa receita é dela) me deu uma dica ótima. Vamos montar o bolo dentro do tabuleiro que usamos para assá-lo. Forre o tabuleiro com um saquinho plástico (usei papel manteiga e não foi bom, porque ele começou a desintegrar com a umidade depois de um tempo) e coloque a primeira metade do bolo.

Umedeça o bolo com a calda de açúcar usando um pincel culinário. Coloque 1/3 do recheio de coco e espalhe bem.

Coloque a outra metade do bolo, umedeça com a calda e coloque o segundo terço do recheio. Tampe com mais uma metade do bolo, umedeça e coloque o restante do recheio. Tampe o a última metade do bolo e umedeça com a calda novamente. Deixe esse bolo, dentro do tabuleiro, na geladeira algumas horas para firmar.

Na hora de servir, tire o bolo do tabuleiro (ele vai estar bem firme, não vai desmontar) e corte as laterias para acertar. Faça a cobertura e espalhe por cima e nas laterais com uma espátula.

Ufa! No final das contas, gastei três dias para fazer o bolo. Na quinta fiz o recheio. Na sexta fiz os bolos e montei. No sábado coloquei a cobertura. E também foi no sábado ele  acabou em minutos 🙂

Anúncios

Comments

  1. Sara Graciano says:

    Eu ando em um vício frenético com coco e essa sua receita me deixou doida! Preciso fazer!
    Mais linda ainda a sua declaração para sua irmã. Adorei!
    Beijos pra vcs e para o sobrinho, dono da mãozinha linda =)

    • Ei Sara!!! Esse bolo foi um dos mais difíceis que eu já fiz, mas vale a pena demais no final. O sobrinho ta a coisa mais linda do mundo, uma fofura só! Obrigada pelos elogios. Boa semana pra vc 🙂

  2. Oi Manuela, também tenho problemas de estomago e alergias alimentares à quase tudo.Mas a gente vai se adaptando e aprendendo o que podemos ou não consumir.Faço receitas que nem chego perto, dou a opinião da familia sobre a receita.Se cuide pois dores de estomago não são fáceis.Sem falar na infinidade de alimentos que devemos retirar da dieta até melhorar.Espero que fique bem logo.Agora esse bolo minha amiga, ficou uma belezura de gostoso.Não tenho nem palavras para defini-lo.Adorei amada.A irmã também deve ter adorado hein.Arrasou.Beijos querida, tenha um dia repleto de alegrias e bençãos.

    • Obrigada Léia! Realmente está dificil nesses últimos dias, mas pelo menos eu não preocupo com em cortar alimentos pq minha alimentação já é muito saudável. Cortei principalmente café e o chocolate por agora. O bolo ficou maravilhoso mesmo, obrigada pelos elogios. Claro que não ficou como as suas produções de bolo, mas ficou bonito 🙂 hehehe Bjos

  3. Titia Manu,
    O bolo estava MARAVILHOSO de bom, obrigado. Amamos você.
    Sara (em lágrimas) e Francisco.

Trackbacks

  1. […] No final de semana antes de eu começar a fazer o curso eu fiz um bolo recheado para meu aniversário (foi dia 24/07!!) e percebi que o meu jeito de fazer estava bem correto, com algumas modificações. Vou passar a receita que eu fiz com algumas considerações que recebi no curso e outras dicas valiosas. A base que usei foi um bolo que fiz para o aniversário da minha irmã, que está aqui. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: