Pão de batata

Esse foi um dos pães mais fofinhos que já experimentei. A receita, claro, foi do querido curso de pães… Fiz para lanche com uns amigos e cada uma das lindas bolinhas fofinhas sumiu em menos de 30 minutos.

Ingredientes:

500g de batata cozida e amassada

2 ovos

50ml de óleo

20g de açúcar refinado

10g de sal

15g de fermento biológico fresco para pão

500g de farinha de trigo

Depois de cozinhar e amassar as batatas (como se fosse para purê), deixe-as esfriar por alguns minutos. Quando estiverem mornas, quase frias, acrescente os ovos, o açúcar, o sal e o óleo. Misture bem com uma colher de pau. Acrescente o fermento e misture novamente. Acrescente a farinha aos poucos e vá misturando. Quando ficar difícil de misturar com uma colher, despeje em uma bancada de comece a sovar. Eu não usei a farinha toda e sovei bastante até a massa ficar lisa. Pode ser um pouco mole, assim o pão fica bem fofinho. Divida a massa em pedaços de 40g (usando uma balança) e boleie-os (veja como aqui). Disponha-os em um tabuleiro grande untado e enfarinhado, tampe com um filme plástico e deixe crescer até dobrarem de tamanho.

*Se você quer que eles cresçam mais rápido, coloque o tabuleiro dentro do forno desligado e coloque uma vasilha com água morna na prateleira de baixo.*

Asse em forno pré-aquecido em 180C por 25  minutos ou até corarem por cima.

Anúncios

Comments

  1. Manoela minha querida, mais uma receita que experimentarei certamente.Adorei a dia da tigela com água morna dentro do forno.Valeu muito essa dica.Minha casa não bate sol na cozinha então é fria o tempo todo.Adorei a receita e a dica.Beijos querida.

    • Oi Manuela, voltei para te dizer que fiz uns pãezinhos ótimos hoje e utilizei sua dica da água dentro do forno deu super certo.Te mencionei querida.Obrigada e beijos.

  2. Juliana Liberatore says:

    Olá! Gostaria de dizer que leio todas as suas receitas, e para mim que sou recem casada e sei fazer pouca coisa me ajuda tanto! É uma diversão só! Ja fiz varias receitas suas…muito boas! O bolo cremoso de milho ja virou mania aqui em casa!
    Queria saber se nessa receita posso usar fermento biológico seco ao invés do fresco…. Aguardo ansiosamente sua resposta! Muito obrigada e continue nos inspirando! Abraços, Juliana Liberatore

    • Ei Juliana! Vc não sabe o tanto que seu comentário me deixou feliz! Adoro saber que tem gente por ai fazendo as minhas receitas =). Esse bolo de milho aqui em casa é um repeteco tb, hehehe. Quanto ao fermento, em qualquer receita de pão você pode substituir o fresco pelo seco. Só tem que ficar atenta à proporção: se a receita pede 30g do fresco, vc deve usar 10g do seco, ou seja, o seco deve ser sempre 1/3 da quantidade do fresco. Isso porque o seco é mais “concentrado”. Espero que dê certo!! Abs!

  3. mariana gomes theodoro says:

    Gostei muito da receita vou fazer tenho certeza que vai ficar ótimo adorei vou ver outras receita, bjsss!

  4. Jéssica says:

    posso fazer no forno elétrico? coloco para esquentar embaixo e em cima ou só embaixo ?

    • Olá Jéssica. Pode ser no forno elétrico sim. o ideal é que vc coloque em uma prateleira intermediária. Se não tiver, o melhor é na parte de cima porque se colocar na prateleira de baixo ele queima no fundo e fica branco por cima. Abraços!

  5. Erika Miyuki says:

    Olá Manoela! Fiz essa receita e simplesmente amei!! É o primeiro pão de batata supermacio e saboroso que fiz (os outros não ficaram bons). Obrigada por compartilhar a receita. Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: