Doughnuts assados

Precisa falar mais? Na minha onda de fazer pães, tive o desejo (gente, não é de grávida não ta?) de fazer doughnuts assados. Eu gosto mesmo é dos fritos, mas não queria que minha casa ficasse com cheiro de pastelaria já que não tenho exaustor. Fuçei, fuçei, fuçei e achei essa receita. Ta ai, traduzida para vocês e para meu querido estômago que ficou empanturrado de leite gelado e lindos doughnuts quentinhos…

Ingredientes:

1 1/3 xícara de leite integral morno

1 pacote de fermento biológico seco para pães

2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga

2/3 xícara de açúcar

2 ovos

5 xícaras de farinha de trigo

Noz moscada moída na hora a gosto

1 colher (café) de sal

Misture o fermento em 1/3 do leite morno em uma vasilha e reserve. Lembre-se que o leite não pode estar muito quente se não “mata” o fermento.  Em outra vasilha grande misture a manteiga, o restante do leite morno e o açúcar, até que açúcar derreta por completo. Misture o fermento derretido nessa mistura. Acrescente os ovos, a noz moscada e o sal. Depois de bem misturado, acrescente a farinha aos poucos. Quando ficar difícil de misturar com a colher, despeje em uma bancada para sovar. Eu não precisei usar as cinco xícaras de farinha de trigo, porque a massa ficou boa com apenas quatro. A massa deve ficar bem mole, mas desgrudando dos dedos.

A receita do site é feita na batedeira – como a minha é mais velha (ganhei de herança da sogra) preferi não arriscar e sovar na mão mesmo.

Depois de sovar, coloque a massa em uma vasilha, tampe com filme plástico e deixe crescer por uma hora ou até dobrar de volume.

Depois disso, despeje a massa novamente na bancada e estique com um rolo. Como minha bancada é pequena, tive que fazer várias vezes. Estique a massa e corte em círculos com um cortador ou, como eu, improvise com uma tampa. Depois corte o centro com um cortador bem menor ou um copo de doses (como eu, hehehe). Coloque os doughnuts nas costas de tabuleiros (ou em tabuleiros de pizza, com a borda baixa), cubra com toalhas limpinhas  e deixe descansar novamente por alguns minutos.

Depois é só assar em forno pré aquecido em 180ºC por 8 minutos. Eles não precisam corar, podem ficar branquinhos mesmo.

Montagem:

50g de manteiga derretida

Canela e açúcar refinado peneirados

Ainda quentes, mergulhe os doughnuts na manteiga derretida e depois no açúcar com canela. Eu deixei alguns sem açúcar, para poder comer com queijo.

Pode isso Arnaldo?

Anúncios

Comments

  1. que delicia!!! e que lindos seus “doughnuts” 🙂
    Amei! bjsss
    http://www.brisandonacozinha.com

  2. Manoela querida, nem preciso falar mais, copiada, quando fizer te conto.Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: