Rosca de leite condensado

Ahhh, a rosca de leite condensado! Essa foi uma das gratas surpresas do curso de pães. Não pensei que um dia ia fazer um pão tão fofinho e saboroso! Para ser sincera, é um dos mais difíceis de fazer porque o sovar é uma tortura – a massa é extremamente mole e dá um trabalhão.

Mas quando deu aquele cheirinho na cozinha…

Ingredientes:

600g de farinha de trigo

40g de margarina

10g de sal

50g de açúcar

30g de fermento biológico fresco ou 10g do seco (1 pacote)

50ml de água

4 ovos

175ml de leite integral

1/2 lata de leite condensado

Misturar primeiro todos os ingredientes secos: METADE da farinha, açúcar, sal, fermento. Acrescente os líquidos aos poucos, misturando com uma colher. Acrescente o restante da farinha aos poucos, até ficar difícil de misturar a colher. Despeje em uma bancada e sove.

Essa é a parte chata.

A massa tem que ser bem mole, o que a torna muito difícil de sovar. Mas não desista. Mesmo grudando nas mãos, pode sovar por uns bons 10 minutos. Mesmo com a farinha acabando, você pode acrescentar uma colher de sobremesa de farinha por vez para ficar mais fácil de sovar. Mas não acrescente mais do que umas cinco colheres, para não deixar sua massa seca e dura. Usar uma espátula para descolar a massa da bancada me ajudou muito.  Depois de sovar bastante (veja como sovar AQUI)  divida a massa em duas partes. Em cada parte, divida novamente em três. Estique cada terço da massa até virar uma cobra. Depois, com as três tiras, faça uma trança. Coloque cada trança em um fôrma de bolo inglês untada e enfarinhada e tampe com um filme plástico. Deixe descansar por uma hora ou até dobrar de volume.

Depois é só assar em forno pré-aquecido em 180ºC por 20 minutos ou até a rosca estiver bem crescida e corada. Olha que coisa mais linda:

Gente, acredita em mim, a melhor que comi viu? Não é falsa modéstia não. Eu até deletei um antigo post que fiz de uma receita de rosca de leite condensado que nem ficou aos pés dessa!

Anúncios

Comments

  1. Oi Manoela, ficou a coisa mais linda mesmo.Vou testar.Quando fizer te conto como ficou.Adorei a receita.Beijos querida e um lindo dia.

  2. IVAN BARBOSA says:

    desculpe não estou coseguindo usar o fermento istantaneo seco pati

  3. Juscilene says:

    faltou escrever a quantidade de açúcar, no modo de preparo vc colocou açucar, nos ingredientes não. Tô tentando fazer só com o leite condensado, vamos ver como vai ficar. Na foto ta linda.

  4. muito boa a rosca parabéns. ®;-) ❤ *********************************

  5. GOSTARIA DA RECEITA POR MEDIDA DE XICARA, E NÃO POR GRAMA OU ML.

  6. Fábio Moraes says:

    Manoela, tem certeza que é 600 gr de Farinha? nossa, ela virou uma massa tipo de bolo 😦 não pegou o ponto da sova, tive que acrescentar no minimo + 150 gramas de farinha, isso pra ela começar a ficar boa pra sovar, e mesmo assim ainda agarrando na mão. Eu fiz e vou testar, vamos ver o resultado rs. Mas a sua ficou muito bonita.

    • Olá Fábio! Tudo bem?

      Como expliquei no post, a massa é mole e fica grudando nas mãos mesmo: é a massa mole que deixa a rosca extra fofinha. Se achar muito difícil de sovar, vc pode acrescentar a farinha aos poucos, uma colher se sopa por vez. Uma espátula de panificação ajuda muito nessa hora.

      Abs!

      • Fabio Moraes says:

        Oi Manoela. Obrigado pela resposta. Sim entendo, talvez eu tenha mexido pouco. Mas mesmo adicionando mais farinha ainda assim a massa ficou fofinha e a rosca muito boa. Mas vou tentar novamente e dessa vez mexer mais tempo. Eu tenho uma batedeira q bate massa…sera q seria interessante deixar batendo um bom tempo nela e só depois passar pra sova manual?

  7. Maria do Carmo chagas de oliveira says:

    Boa noite Manoela,fiz a rosca de leite condensado e me surpreendi com o resultado.Nunca imaginei que uma massa tão mole ficaria tão leve e macia.Sou gaúcha e adoro cucas usei essa receita para fazer cuca acrescentei frutas cristalizada e passas, por cima coloquei farofa ficou divina. Obrigada.

    • Olá Maria do Carmo!! Que bom q vc gostou. Essa é uma das minhas receitas preferidas de pão, pq sempre da certo!! Adorei a ideia de fazer como cuca. Mesmo mineira eu adora uma :D. Abs!

  8. Maria do Carmo chagas de oliveira says:

    Boa noite Manoela,fiquei surpresa com o resultado da rosca. Acrecentei nessa receita passas e frutas cristalizada,por cima coloquei uma farofa,ficou uma cuca divina.Obrigada essa receita é maravilhosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: