Pão sírio caseiro

Engatei a primeira e estou a todo vapor na fabricação de pães aqui em casa. Depois de uma tentativa frustrada,  não teve espaço para errar de novo. Esse pão sírio é a coisa mais linda do mundo para servir para vistas. Ele fica em um tamanho ótimo para comer com um patê. Mesmo com várias etapas, achei essa massa a mais fácil de ser sovada.

Sei que de fato este NÃO é um pão sírio porque tem fermento, mas esses pães ficam iguais aqueles pães sírios de supermercado, os menorzinhos.

Ingredientes:

500g de farinha de trigo

10g de sal (ou uma colher de sopa rasa)

20g de fermento biológico fresco ou mais ou menos 8g de fermento biológico seco

25g de açúcar

300ml de água em temperatura ambiente

40g de manteiga (em consistência tipo pomada)

Primeiro misture quase toda a farinha, o sal, o fermento e o açúcar. Não coloque a farinha toda porque não sabemos se vai precisar de tudo – tem farinhas que absorvem mais água e outras menos. Acrescente a água aos poucos e a manteiga, misturando com uma colher. Quando começar a ficar difícil de misturar, despeje em um bancada e sove a massa até ela ficar lisa (veja como sovar massa -> aqui).  Essa é uma massa mais suave e, por isso, não precisa sovar tanto.

Coloque a massa em uma vasilha, tampe com um papel filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois corte a massa em pedaços de 30g (use a balança para deixá-los iguais) e boleie os pedaços  (veja como -> aqui). Disponha-os na bancada mesmo (que deve ser untada com óleo), tampe-os com papel filme e deixe crescer por mais 30 minutos.

Depois de crescidos, hora do modelar. Espalhe bastante farinha na bancada e passe a bolinha nessa farinha. Com o rolo de massa estique a bolinha apenas usando o peso do rolo, formando um disco. Disponha-os em um tabuleiro de pizza, de borda bem baixa. Isso é importante para que os pães assem por igual. Se você não tiver um de pizza, use um tabuleiro ao contrário e coloque os discos em cima.

Coloque para assar em um forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 10 minutos. Os pães não vão corar, eles devem ficar branquinhos mesmo. Infelizmente eu distraí por dois minutos e eles coraram no fundo.

Depois de assado coloque os discos AINDA QUENTES dentro de um saco plástico. Isso é imprescindível para que o pão não vire uma pedra. Deixe-os esfriar dentro dos saquinhos mesmo.

Olha só que lindinhos que ficaram! E a fofura?

O patê que usei vem em um próximo post 🙂

Anúncios

Comments

  1. Oi Manoela, adorei a receita, sempre quis saber como se faz.Anotada.Aliás estou adorando essa temporada de pães.Beijos querida e um dia lindo.

  2. O pão árabe ou sírio é fermentado. O pão que não leva fermento é ázimo que é mais comum para os judeus. No Líbano, come-se na hora feito em uma pedra côncava. Além de ser delicioso, é um espetáculo a parte vê-lo sendo feito. http://www.youtube.com/watch?v=Q0zwWmgM25I
    Fica ótimo com Zahtar e tomate

  3. Fernando Herknork says:

    Até que enfim encontrei o “pão sírio” que procurava. Estava procurando esse pão sírio mais “massudo” que fica parecendo mais com pão de hambúrguer e não como o pão sírio tradicional que dá um trabalho danado pra cortar e rechear. Comi um lanche natural com esse tipo de pão e já faz alguns dias que venho procurando, achava que esse pão teria outro nome pois ele não se parece com os pães sírios que vendem no mercado. Muito Obrigado!!!!!!!!!!!

  4. debora hanel says:

    oi, voçê ja congelou eles? Qntos dias podem ser guardados?

  5. Rosana Gratival says:

    Enfim encontrei o pao sirio que tanto queria, nao gosto daqueles fininhos, sao secos demais!
    Obrigada, vou tentar este! ..

  6. Olá! Que receita incrivel, parabens! Fiz meia receita e tive 10 paezinhos deliciosos para comer com hommus ontem! Obrigada por partilhar essa maravilha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: