De que tábua eu vou?

Vi um “Mitos da Cozinha” no canal Travel and Living semana passada e fiquei com o tema na minha cabeça durante vários dicas. O mito do dia era ver qual tábua era a amenos higiênica – a de madeira ou a de plástico.

Eles pegaram uma de madeira e uma de plástico e fizeram vários cortes com uma faca bem afiada para parecer uma tábua usada. Esfregaram bem peito de frango cru nas duas para haver uma certa “contaminação”. Ai eles fizeram vários testes em laboratório para saber qual estava mais contaminada.

Quer saber o resultado? Foi ao contrário de tudo que já li.

As duas tinha quase a mesma quantidade de bactérias MAS a de madeira tinha o menor número. Além disso o apresentador explicou que a madeira, por ter fibras mais flexíveis, era a mais indicada porque as bactérias iam “pra dentro” da tábua e na de plástico as bactérias ficam mais expostas (as fibras de plástico são muito mais duras que as da madeira).

Conclusão: o certo então é, de acordo com o programa que vi,  comparando as duas,  usar a de madeira. É importante frisar que  devemos trocá-la de tempos em tempos e sempre lavá-la com uma escovinha e sabão em pó, não detergente. É bom também deixá-la de molho em uma solução de cloro e água por alguns minutos uma vez por semana.

Outra dica é ter uma tábua para casa uso: uma para carne, outra para legumes e verduras,outra para pão, etc.

Mas eu dou um dica: use a de vidro! Ela tem uma SUPER desvantagem por estragar as minhas facas mas… Faca se compra, saúde não! Além de tudo, as de vidro sempre são mais bonitas 🙂

Tirei a imagem do lindo Blog da Esposa.

Anúncios

Comments

  1. Breno N. says:

    Eu sempre achei essa preocupação com bactérias e fungos exagerada. Hoje em dia a vigilância sanitária proíbe em restaurantes coisas como utensílios de madeira, sal em saleiro e o uso de produtos vencidos (Parece uma coisa lógica, mas um parmesão, por exemplo, não estraga apesar de o fabricante colocar um prazo de validade). Essa preocupação exagerada com a assepsia, seria razoável em um hospital por exemplo, mas não em um restaurante de esquina ou mesmo na nossa casa. Voltando ao assunto do post (eu sei que desviei um pouco e peço lhe desculpas por isso), eu nunca usaria uma “tábua” de vidro, porque, como você disse, acaba com a fio da faca. Quanto às bactérias, elas são o “sazón”

    • hahahaha, adorei o bactérias como “sazon” Breno! Na verdade eu não gosto das tábuas de plástico e de madeira pq eles ficam muito feias com o tempo. A de vidro está novinha desde que começei a usar, há dois anos. E olha que eu uso todo dia! é claro que algumas bactérias fazem parte, mas acho que o cuidado deve estar presente até dentro da nossa casa. Minha professora do SENAC disse que a maior parte das infecções intestinais acontecem por comidas que comemos DENTRO da nossa casa. Muitas vezes somos exigentes com restaurantes mas deixamos passar um monte de coisa debaixo do nosso nariz, não é mesmo?

  2. Oi Manoela eu tenho de todos os tipos.Meu marido não usa tábua se não for de madeira, tenho uma só para os churrascos.Tenho uma de plástico só para chocolate e sempre lavo com água fervente e a de vidro uso a grande para fazer massa de pão, acho mais higiênica do que usar bancada, pia ou mesa.O importante em todas as versões é haver uma boa higiene, pois sem higiene até a de vidro fica ruim.Adorei o post amiga, ficou tudo de bom.
    Beijos e um dia maravilhoso.

  3. Oi Manoela!
    Todas as tábuas têm suas vantagens e desvantagem, mas, assim como vc, prefiro a de vidro, mesmo deixando minhas facas cegas haha
    Obrigada pelo elogio ao Blog da Esposa, o seu é lindo também!!!
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: