Bolinhos chineses de massa wantan (ou wonton)

Zapeando a TV a cabo, parei no programa do “Anthony Bourdain: sem reservas”. Ele estava em Xangai e visitou o restaurante considerado o mais tradicional da China em “dumplings”, que são esses bolinhos de massa wantan. A massa e o recheio são feitos na hora e o bolinho vem com um recheio de uma espécie de sopa de carne de porco.

E a vontade louca que fiquei de comer esses bolinhos?

Por amigos, descobri que aqui em BH tem uma lojinha que vende produtos orientais que tinha essa massa (até pensei em fazer em casa mas tinha certeza que não ia ficar igual). É a Mercearia Tokyo (Rua Curitiba 1418, Lourdes – 31 3226-8839). Cada pacote custou R$4,50 e vem com 20 folhas.

O recheio e o modo de fazer eu achei no lindo blog Cozinha em cena, que já sigo há um tempo. Fiz algumas adaptações. Chamei alguns amigos aqui em casa para experimentar o resultado dessa aventura oriental e lá se foram 60 dumplings deliciosos.

Ingredientes para o recheio (para 3 pacotes de wantan – 60 bolinhos):

600g de lombo de porco bem limpo, sem a capa de gordura

5 dentes de alho picados

Um pedaço de 3cm de gengibre ralado

1 colher (sopa) de óleo de gergelim

4 colheres (sopa) de molho shoyo

3 folhas de repolho picadas em cubos bem pequenos

Cebolinha picada a gosto

Ferva o repolho picado por dois minutos e deixe escorrer. Corte o lombo em cubos grandes e triture no processador (se você não tiver, pode picar em pedaços bem pequenos usando uma faca bem afiada. Talvez seja melhor pedir no açougue para moer no moedor). Misture a carne com o repolho já escorrido e o resto dos ingredientes. Não vai precisar de sal porque o molho shoyo tempera bem, mas pode ajustar se você achar necessário. Reserve.

Montagem e cozimento:

1/2 repolho

3 pacotes de massa wantan

Água

Coloque o recheio no centro de cada folha de massa (cerca de uma colher de chá), pincele as bordas com água e feche como uma trouxinha. Esse vídeo ajudou demais para mim, também estava no Cozinha em cena: Como fechar dumplings

Para cozinhar os bolinhos, usei uma panela de vapor convencional, aquela de cozinhar legumes. Forrei com folhas de repolho (o resto que não usei no recheio) e coloquei os bolinhos montados por cima. Cada “fornada” cozinhou em 20 minutos. Toda vez que repunha os bolinhos, trocava as folhas de repolho. Elas são muito importantes se não os bolinhos vão grudar no fundo.

Sirva quente acompanhados de molho shoyo e wasabi (raiz forte).

Obs: gente, achei tantos nomes para esses bolinhos pela web que fiquei confusa e assumo que não faço a idéia como eles se chamam. Alguém?

Anúncios

Comments

  1. Guria, que lindo post. Obrigada pelas referências ao Cozinha em Cena.
    Eu acho que a parte mais difícil é mesmo fechar os bolinhos, mas depois de uns 6 a gente pega a prática e só vai, né?
    Sobre os nomes, pelo que entendi também na minha pesquisa, eles variam conforme o local e o recheio. Alguns mudam tb de nome conforme o fechamento (como os gyozas, por exemplo).
    Beijos querida, sucesso no blog =)

  2. Fabrícia says:

    jiaozi (china) ou gyoza(japão)… não tenho certeza por causa do fechamento mas o recheio é muito parecido, na china pode colocar o recheio que quiser, no entanto são fechados em meia lua.
    Parabéns pelo site!

  3. Breno N. says:

    Olá. Adoro dim sum… Acho que vi o mesmo episódio do Bourdain. Para mim, é o melhor programa de culinária da televisão. Que eu me lembre, ele experimentava Xiao long Bao que, em inglês, é conhecido como soup dumpling. Já comi muito em restaurante no exterior e já fiz em casa. É muito bom. O líquido quente de dentro do dumpling faz todo o diferencial. Eu segui esta receita abaixo. Dá um pouco mais de trabalho, mas vale a pena.
    http://www.epicurious.com/recipes/food/views/Shanghai-Soup-Dumplings-238272

    • Oi Breno! Eu ainda não experimentei o dim sum do tipo soup dumpling. Ele pareceu delicioso no programa do Bourdain não é? Tenho medo de arriscar a fazer e dar tudo errado, hehehe. Muito obrigado pelo link, está bem explicadinho, quem sabe eu tento desssa vez. Abs.

  4. Oi Manoela, estava procurando receita de dumpling e acabei parando no seu site.
    Adorei! Você faz as receitas parecerem mais fáceis e possíveis.

    O post é antigo mas resolvi explicar o que sei sobre o nome.
    Dumpling é um nome ‘geral’ hehe. Existem diversos tipos de dumplings: guotie – são dumplings cozidos no vapor e depois fritos; gyoza ou jiaozi – são cozidos somente no vapor; wonton – são cozidos em caldo de legumes e a massa é diferente dos outros; zongzi – são dumplings feitos de massa de arroz; tangyuan – são os dumplings doces.
    E cada um é fechado de forma diferente.

    No Brasil temos dumplings também, são as famosas coxinhas, os pastéis…
    Espero ter ajudado.

    Amei seu blog.
    Bjs

    • Oi Bruna!!!! Ajudou demais. Realmente os nomes orientais me confundem muito, ainda mais que ouço/leio uma coia diferente em cada lugar. Acho que meu dumpling é um gyoza então né?

      Obrigada pelas dicas e pelos elogios 🙂

      Abs!

  5. Maria de Lourdes Araujo says:

    OLÁ NOSSA !!!!
    KI MARAVILHA DE MASSA VOU TENTAR FAZE-LA UI KI DELICIA A A A!!!!!
    AMEI DE PAIXÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: