Pão de cebola e ervas

Tive uma experiência horrorosa essa semana com uma receita daquelas revistinhas de banca. Meu instinto já falava que não ia dar certo, mas apostei no trem e… Bom, é melhor nem falar a gororoba   que deu no final.

Mas, felizmente, achei essa outra receita na mesma revistinha que tinha cara pra dar certo. E Deu! Gostei do pãozinho bem macio e mais denso. Claro que eu fiz umas modificações né?

Ingredientes:

300g de farinha de trigo + 100g de farinha de trigo integral

200 ml de leite morno

90g de manteiga sem sal derretida

1 ovo

2 colheres (sopa) de açúcar

1 pacote de sopa de cebola

2 colheres (sopa) de fermento para pão

1 colher (sopa) de orégano

1 colher (sopa) de salsinha desidratada

Em uma vasilha, misturar todos os ingredientes (menos as farinhas) com um fouet até o açúcar dissolver completamente. Reserve por pelo menos 15 minutos. O fermento vai agir e vai virar uma espuma. Despeje em uma bacia média a mistura do fermento e  duas xícaras da farinha – misture bem com uma colher de pau. Acrescente mais uma xícara e vá amassando com a colher. Despeje em uma superfície lisa e acrescente o restante da farinha, agora sovando com as mãos. Quando ficar homogênea (não tem problema se estiver grudando um pouquinho nas mãos), modele como uma bola e coloque novamente na bacia. Pincele óleo sobre toda sua superfície da massa e tampe com um saquinho plástico.

Deixe descansar por uma hora ou até que a massa dobre de volume. Quando a massa estiver bem crescida, volte ela para a superfície e sove novamente. Isso é importante para tirar alguns gases do fermento que deixam um gosto ruim na massa. Se sentir que ela está colando muito, acrescente um pouco de farinha. O ponto ideal da massa é quando ela está bem elástica. Para sovar, dobre a massa ao meio e empurre com a parte de trás da palma da sua mão. Faça isso várias vezes (já ensinei como sovar a massa aqui).

Depois de sovar bem, divida a massa com uma faca em partes iguais, para fazer bolinhas. Enrole bem e coloque em tabuleiros, deixando um espaço de 3 cm entre cada bolinha.

Deixe mais 40 minutos descansando para crescer mais. Se quiser, pincele gema de ovo por cima para ficar mais bonito. Depois disso é só assar em forno pré-aquecido em 180ºC por 25 minutos ou até corar por cima.

Anúncios

Comments

  1. Oi Manoela, tenho receio com algumas revistinhas também.Mas algumas dão certo.No meu caso a maioria deu errado.Mas para a nossa alegria essa sua receita deu certo e agora teremos esse pãozinho delicioso para prepararmos.Ficaram ótimos.Adorei e anotei.Beijos e bom final de semana.

  2. Esse fermento é o seco ou fresco?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: