Caldo de vegetais caseiro

Minha mãe mora no interior e com espaço de sobra na casa dela, ela fez uma horta fe-no-me-nal com tudo que se tem direito. Toda vez que pode, ela me manda uma cesta de mil folhas e verduras novinhas e orgânicas. Dessa vez veio salsão, salsinha, cebolinha, mini cenouras, couve, funcho, alho poró, chicória, mamão e beterraba. Como é só eu e meu marido, fico com um pesar na consciência porque não consigo gastar tudo a tempo de não perder. Minha mini-hora também está bem saudável então minha idéia então foi fazer um caldo de legumes caseiro, para guardar quando precisasse fazer sopa ou um risoto. A minha maior alegria foi quando achei uma receita que levava exatamente o que eu tinha em casa 🙂

Ingredientes:

3 talos de salsão

Meio maço de salsinha

Meio maço de cebolinha

3 cenouras

Duas folhas de louro

1 talo de alho poró

Talos de alecrim, orégano e tomilho

Algumas bolinhas de pimenta preta

Coloque o salsão, a salsinha, a cebolinha e as pimentas  inteiros dentro de uma panela alta. Corte o alho poró ao meio e as cenouras em quatro partes e coloque na panela. Acrescente os talos das ervas e complete com água. Deixe em fogo baixo por 1h e 30, sempre vigiando para não ferver.

Depois disso, passe tudo em uma peneira. Se quiser mais denso o caldo, deixe ferver mais um pouco. Depois de pronto, congele em forma de gelo ou em vasilhas plásticas.

Olha a receita que eu fiz (ta bem explicadinho): Caldo de vegetais

Anúncios

Comments

  1. Oi Manoela, sempre ouço que é muito melhor caldo caseiro, mas nunca experimentei, quem sabe qualquer dia me aventuro e faço um para provar.Beijos e tudo de bom.

Trackbacks

  1. […] ml de caldo de vegetais fervente (receita aqui. Você pode dissolver aqueles cubos prontos, mas o feito em casa é MUITO […]

  2. […] 200ml de caldo de vegetais (receita aqui) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: