Pão de abóbora

Já perceberam que amo fazer pães né? Depois de fazer essa receita de frango na abóbora sobrou um pedaço de abóbora. Congelei até descobrir o que fazer com ele – já que tava enjoada de comer abóbora refogada. Como já tinha feito um pão de batata baroa, resolvi arriscar. Ficou a coisa mais linda esse pão amarelinho! Quem sabe ajuda você que não é muito fã de alguns legumes…

Ingredientes:

3 ovos

1/2 copo (requeijão) de leite integral (ou desnatado p/ versão light)

1/2 copo (requeijão) de óleo (ou azeite p/ versão light)

3 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sobremesa) bem rasa de sal

2 colheres (sopa) de fermento granulado para pão

100g de abóbora moranga

400g de farinha de trigo branca + 100g de farinha de trigo integral

Misture os ovos, leite, óleo, açúcar, sal e o fermento em uma vasilha com um fouet (aquele batedor de omelete) até que o açúcar o o sal tenham dissolvido. Reserve por pelo menos 15 minutos. O fermento vai agir e vai virar uma espuma.

Enquanto isso, descasque e pique a abóbora em cubos grandes. Cozinhe em uma panela pequena até que os cubos amoleçam. Escorra a água e aperte tudo com um garfo, até virar um purê.

Despeje em uma bacia média a mistura do fermento, a abóbora e  duas xícaras da farinha – misture bem com uma colher de pau. Acrescente mais uma xícara e vá amassando com a colher. Despeje em uma superfície lisa e acrescente o restante da farinha, agora sovando com as mãos. Quando ficar homogênea (não tem problema se estiver grudando um pouquinho nas mãos), modele como uma bola e coloque novamente na bacia. Pincele óleo sobre toda sua superfície da massa e tampe com um saquinho plástico.

Deixe descansar por uma hora ou até que a massa dobre de volume. Quando a massa estiver bem crescida, volte ela para a superfície e sove novamente. Isso é importante para tirar alguns gases do fermento que deixam um gosto ruim na massa. Se sentir que ela está colando muito, acrescente um pouco de farinha. O ponto ideal da massa é quando ela está bem elástica. Para sovar, dobre a massa ao meio e empurre com a parte de trás da palma da sua mão. Faça isso várias vezes. Olhe o passo a passo:

Divida a massa em quatro partes e modele do jeito que você preferir. Eu fiz fôrmas compridas e fiz cortes na parte superior, para ajudar a massa crescer. Depois de modelar, deixe descansar por mais uma hora.

Quando dobrar de volume, asse em forno pré-aquecido em 180ºC por 25 minutos ou até corar por cima.

Anúncios

Comments

  1. Já fiz esta receita de pão de abóbora e o pão fica uma delícia além fofíssimo…
    Beijos
    Sara

  2. Olá querida, vim conhecer seu blog e adorei tudo.Seu pão parece fofinho e saboroso.Vou anotar a receita.Voltarei mais vezes.Beijos e boa semana.

  3. uau! lindo e perfeito! já fiz pão de batata, aipim, cenoura, manjericão…de abobora vou testar! a cor está maravilhosa! muito macio, fofo e delicioso!

Trackbacks

  1. […] Deixe descansar por uma hora ou até que a massa dobre de volume. Quando a massa estiver bem crescida, volte ela para a superfície e sove novamente. Isso é importante para tirar alguns gases do fermento que deixam um gosto ruim na massa. Se sentir que ela está colando muito, acrescente um pouco de farinha. O ponto ideal da massa é quando ela está bem elástica. Para sovar, dobre a massa ao meio e empurre com a parte de trás da palma da sua mão. Faça isso várias vezes (já ensinei como sovar a massa aqui). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: