Pão português de azeitona

Ir em padaria que tem aqueles pães de todos os tipos é um sério problema para mim – fico tentando imaginar qual é a receita de todos! Vi esse tal de “Pão português de azeitona” e, lendo os ingredientes, imaginei que fosse português porque é feito com azeite e azeitona preta. Acho que é uma das melhores receitas de pão que já testei! Adorei!

Ingredientes da massa:

3 ovos

1/2 copo americano de leite integral

1/2 copo americano de azeite

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sobremesa) de sal

2 colheres (sopa) de fermento granulado para pão

500g de farinha de trigo (ou 4 xícaras de 240 ml)

Misture os ingredientes (menos a farinha) em uma vasilha com um fouet (aquele batedor de omelete) até que o açúcar o o sal tenham dissolvido. Reserve por pelo menos 15 minutos. O fermento vai agir e vai virar uma espuma. Quando isso acontecer, despeje em uma bacia média, acrescente duas xícaras da farinha e misture bem com uma colher de pau. Acrescente mais uma xícara e vá amassando com a colher. Despeje em uma superfície lisa e acrescente o restante da farinha, agora sovando com as mãos. Quando ficar homogênea (não tem problema se estiver grudando um pouquinho nas mãos), modele como uma bola e coloque novamente na bacia. Pincele óleo sobre toda sua superfície da massa e tampe com um saquinho plástico. Deixe descansar por um hora ou até que a massa dobre de volume.

Montagem:

2 vidros de azeitonas picadas (um vidro de verde e um de azeitonas pretas)

400g de mussarela ralada

Orégano a gosto

Quando a massa estiver bem crescida, volte ela para a superfície e sove novamente. Isso é importante para tirar alguns gases do fermento que deixam um gosto ruim na massa. Se sentir que ela está colando muito, acrescente um pouco de farinha. O ponto ideal da massa é quando ela está bem elástica.

Divida a massa em quatro e estique cada pedaço com o rolo de massas até fazer um círculo. Despeje 1/4 das azeitonas e 1/4 da mussarela no círculo e polvilhe com orégano e mais um pouco de azeite:

Depois é só enrolar como rocambole. Faça alguns cortes na massa para facilitar o crescimento na hora de assar:

Faça isso com os outros pedaços da massa e coloque dois pães em cada tabuleiro grande. Deixe crescer por mais 30 minutos e depois asse em forno pré aquecido em 180C por 25 minutos ou até corar por cima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: