Nhoque recheado ao forno

Nesse negócio de que tem um “nhoque da fortuna” do dia 29 de junho, fiquei com uma vontade de comer uma receita que minha mãe aprendeu em uma pousadaem Monte Verde. Nãosei se é um nhoque mesmo, mas tem cara viu? E gosto também. Delicioso.

Ingredientes massa:

3 batatas médias

2 ovos

1 colher (sopa) de margarina

4 a6 colheres de farinha de trigo

Sal e noz moscada a gosto

Recheio: 200g de mussarela picada em cubos

Cozinhar as batatas sem casca, escorrer a água e amassá-las como para purê como um espremedor ou com garfo mesmo. Com a massa ainda morna, adicione a margarina, sal e a noz moscada e misture bem. Acrescente um ovo por vez, sempre misturando bem. Por último acrescente a farinha aos poucos, até chegar ao ponto que você deseja. Eu gosto de mais molinho mas se você gostar de mais firme, cuidado para não deixar a massa meio socada. O ideal é quando você pega um ponto com uma colher, vira ela de lado e a massa não cai imediatamente.

O nhoque original dá para modelar com as mãos. Mas essa receita é diferente: primeiro unte e enfarinhe um refratário de vidro; depois, com uma colher de sopa, “modele” uma bola de despeje no refratário, um pouco longe das bordas. Vá colocando as bolas uma do lado da outra, lembrando de deixar um espaço na borda. No forno, a massa vai crescer e espalhar, por isso o  motivo do espaço.

Quando você acabar, com a massa, pegue os cubos e insira em cada bola. É só apertar para  baixo e, se precisar, use uma colher para cobrir. Se quiser, coloque mussarela fura das bolas também para ficar com bastante recheio.

Asse em forno pré-aquecido em 180ºC  por 40 minutos ou até corar por cima.

Ainda quente, despeje por cima um molho vermelho, bolonhesa ou branco (escolha o de sua preferência, fazendo ele bem firme para o nhoque não virar uma água). Volte ao forno por mais cinco minutos e voilá! Super chique para servir à uma visita, não é?

*Fiz esse molho vermelho aqui. Se você quiser, tem receita de molho bolonhesa aqui e de molho branco aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: