Torta de maçã da Vovó Donalda

Vocês se lembram da Vovó Donalda, do desenho do Pato Donald? Ela fazia uma torta de maçã e coloca na janela para esfriar. Ai entrava em ação Luizinho, Zezinho e Huguinho pra roubar a torta sem a vovó perceber.

Essa é a famosa torta de maçã da Vovó Donalda. A receita é de uma amiga norte-americana da minha mãe, que dividiu essas e várias outras receitas que não encontramos no Brasil (a não ser pela internet e olhe lá…)

Ingredientes da massa:

3 xícaras de farinha de trigo

2/3 xícara de água gelada

2/3 xícara de margarina

Uma pitada generosa de sal

Em uma vasilha, despeje todos os ingredientes. Para massa ficar no ponto certo, tem que ter paciência viu? Mas vai valer a pena! Misturar tudo com garfo, fazendo como uma farofa. Aos poucos a massa vai dando liga. Junte tudo em uma bola. Veja como a massa não deve ficar totalmente homogênea, se não ela vira uma massa podre – o que a gente não quer. Olha o processo:

Guarde a massa em um saquinho plástico dentro da geladeira. Agora vamos ao recheio:

8 maçãs

1 xícara de açúcar

3 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher (café) de canela

1 colher (café) de noz moscada

1 colher (café) de pimenta da jamaica

1 pitada de sal

Misture todos os ingredientes (menos as maçãs) e reserve. Descasque e pique as maçãs em fatias nem muito finas, nem muito grossas. As finas soltam muita água e as grossas não ficam bem cozidas.

Em uma vasilha, despeje as maças e os ingredientes secos, misturando pouco, apenas para que todas as fatias fiquem com a mistura. Reserve.

Montagem:

Divida a massa em duas partes. Estique uma das metades com um rolo de massa no tamanho do refratário de vidro que você vai usar (indico um médio, com as bordas chanfradas para ficar bonito).A massa é bem quebradiça, então o ideal é que você não fique esticando demais…

Coloque a massa esticada no fundo do refratário, ajeitando com os dedos para cobrir toda a superfície e as laterais. Depois disso, despeje o recheio de maçã.


Por cima do recheio, coloque  uma colher (sopa) de margarina em dividida em pedaços. Estique a outra parte da massa (estique um pouco maior que o refratário, para você poder ajeitar as bordas). Coloque por cima do recheio e dobre as bordinhas para dentro para ajeitar (não precisa necessariamente lacrar). Faça cinco cortes com uma faca na parte superior da torta para que ela não estufe enquanto estiver assando.

Colocar para assar em um forno pré-aquecido bem quente (o máximo que o seu puder – o meu é 280ºC) na prateleira mais alta do forno. Se o forno for brando, a maçã vai cozinhar e virar água, ao mesmo tempo em que a massa vai ficar crua. Asse por 40 minutos ou até o topo corar.

Depois de tirar do forno, espere dez minutos para cortar se não ela desmonta. Gente, isso com uma bola de sorvete de creme é uma perdição!!!

Anúncios

Comments

  1. Estou fazendo a torta hoje de sobremesa de domingo… Adoro apple crumble e quis tentar sua receita… adorei a associação com a torta dos caçadores de aventuras.. rs…a cara esta boa.. esta terminando de assar!

  2. Olá Manoela, boa noite!
    Pesquisei sobre a torta da Vovó Donalda e decidi fazer a sua.
    Gostamos muito e publiquei no meu blog o ‘Fare ls Scarpetta’, com os devidos créditos ao ‘escrevendoabobrinhas.com’.
    Obrigado pela partilha, um beijo.

Trackbacks

  1. […] contei na receita de Torta de maçã que minha mãe tinha uma amiga norte americana que nos ensinou diversas receitas maravilhosas de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: