Meu novo liquidificador e mingau de milho verde

Infelizmente, meu querido liquidificador Walita durou menos de dois anos. Reconheço que coloquei o coitado para fazer trabalho de pedreiro, mas sei de muita gente que o bendito durou pouco também. Estragou sem conserto, snif.

Em compensação, meu maridão resolveu me presentear com um super, ultra, mega, liquidificador profissional. Tudo bem que o vendedor perguntou se a gente ia vender açaí… Mas amei que até gelo posso triturar no bichinho.

Para estreá-lo fiz um clássico mineiro das festas juninas, o mingau de milho verde. Nunca tinha feito e na internet não tem muita coisa. Fui na cara e na coragem chutando a quantidade dos ingredientes e deu certo.

Ingredientes (para até 6 pessoas):

5 espigas de milho verde

1,5 litro de leite integral

1 lata de leite condensado

Uma pitada de sal

Açúcar a gosto

Tire a palha e aqueles cabelinhos do milho, lavando bem em água corrente. Corte o milho das espigas com uma faca bem afiada, tomando cuidado para não cortar muito fundo e pegar pedaços da espiga.

Bata o milho com o leite no liquidificador até virar um suco grosso.  Passe esse suco por uma peneira, para tirar todo o bagaço do milho. Lembre de espremer bem para retirar todo o líquido. Jogue fora o sumo do milho que ficou peneira.

Em um panela alta, acrescente o líquido de milho,  o leite condensado e ligue o fogo baixo. Depois de alguns minutos misturando, vai começar a engrossar. Nesse ponto experimente de açúcar e acrescente o tanto que desejar (eu coloquei um copo americano). Por último, coloque a pitada de sal (indispensável pois realça o sabor – fez uma super diferença). Faça isso nunca parando de misturar.

Deixe ferver por 5 minutos sempre misturando muito, se não vai dar uns carocinhos. Quando chegar em um ponto que você deseja (eu gosto mais denso) desligue o fogo e continue misturando até esfriar um pouco. Despeje em vasilhas individuais ainda quente e polvilhe com canela.

*Se der algum carocinho, só bater com o mixer que resolve!

Anúncios

Comments

  1. Zaine costa machado says:

    Adorei a receita vou fazer hoje para minha família,depois eu digo como ficou.beijos zaine costa machado da cidade de Artur Nogueira.

  2. diego santana says:

    fiz hoje muito bom

  3. Shirley de Oliveira says:

    Nossa… Sua receita esta ótima,e o aspecto do mingau é de dar agua na boca ,que por acaso me deu muita. Vou fazer e espero que fica assim de bom. Bjs e obrigada.

Trackbacks

  1. […] ser mais mineira. Rodei mas não consegui achar uma que me agradasse – resolvi adaptar o mingau para mousse, na minha intuição mesmo.  A principal diferença do mingau para mousse é que o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: