Pão australiano

Quando eu vi o tal site que hackers desvendaram receitas de restaurantes famosos fui quente nas receitas do Outback, principalmente aquele pãozinho que eles servem de entrada. Acho que consegui fazer bem parecido, porque o maridão aprovou 😉 Fiz algumas adaptações para ingredientes e medidas brasileiras.

*Usei xícara medidora de 240ml e colher de sopa de 15 ml

Ingredientes:

1 1/2 xícaras de água morna

2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga amolecida

1 colher (sopa) bem cheia de açúcar

2  colheres (sopa) de fermento para pão

4 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sobremesa) de sal

1 colher (sopa) de cacau em pó (não use chocolate em pó nem achocolatado)

1/2 xícara de mel

2 colheres (sobremesa) de café instantâneo (tipo Nescafé)

1) Misture a água morna, a manteiga amolecida, o açúcar e o fermento em uma vasilha e misture bem, até o açúcar dissolver. Deixas descansar por 15 minutos ou mais – você vai ver que o fermento vai agir, criando bolhas.

2) Em uma outra vasilha, bem grande, peneire os ingredientes secos: 3 xícaras de farinha (reserve uma para depois), o sal, o cacau em pó e o café.

3) Combine os ingredientes secos com a mistura de fermento, juntando o mel. Você pode usar uma colher de pau e, quando começar a firmar, mexa com as mãos. Aqui a massa fica com uma cor marrom linda…

4) Aos poucos, vá acrescentando a última xícara de farinha, como se estivesse sovando.

5) Quando todos os ingredientes estivem combinados em uma bola, passe óleo na superfície e tampe com um saco plástico. Deixe crescer por duas horas ou até dobrar de tamanho.

6) Quando dobrar de tamanho, sovar bastante (veja como sovar massa aqui). Separe a massa em 8 pedaços iguais, e faça a forma que você quiser (fiz oval). Disponha quatro em cada tabuleiro e deixe crescer por mais uma hora, ou até dobrar de tamanho. Para apressar o resultado, passe óleo na superfície e tampe com um saco plástico.

7) Depois de crescidos, assar em forno pré aquecido em 180ºc por 20 a 30 minutos.

Anúncios

Comments

  1. Muito bom!!! pode usar fermento granulado? aqui onde moro eh difícil fermento fresco… obrigada!

  2. Manu, fiz e foi um sucesso!!! Obrigado pela dica. Já fiz propaganda do blog no Face. Apenas uns comentários. Achei que poderia ficar um pouco menos salgado. Pelo menos nos australianos industrializados, sobressai o gosto adocicado do mel. A medida 1 colher de sopa de sal está correta? Coloquei não muito cheia…
    Outra coisa, usei a medida de farinha que você indicou, mas a massa ficou pegajosa depois de juntar todos os ingredientes. Tive que acrescentar mais farinha pra ficar mais consistente… isso antes de deixar o fermento agir. Na sua experiência, a massa ficou mais pegajosa, tipo difícil de desgrudar das mãos? Talvez seja assim mesmo, pois no final deu tudo certo. Se for, acrescenta essa informação na receita, pois até antes de assar achei que tinha feito alguma coisa errada… Bem, não sou expert na cozinha, só estou me aventurando… hehehe

    • Oi kleber!!! Que ótimo que a receita te ajudou, fico muito feliz. Quanto ao sal, acho que vc deve ter anotado errado pq na receita está uma colher de sobremesa, ainda bem rasa ok? A massa fica pegajosa mesmo e vc fez o correto, acrescentou mais um pouco de farinha. Mas tem que tomar cuidado porque se acrescentar demais o pão fica duro e não cresce. O ideal para massa de pães é que a massa fique bem elástica, mesmo grudando só um pouco nas mãos. Vou acrescentar essa obervação na receita. Obrigada pela dica 🙂

  3. leda maria silva caetano says:

    amei sua receita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: