Doce de mamão ralado

Minha mãe tem um mamoeiro no sítio e quando meu marido viu aquele monte de mamãozinho verde, me pediu mil vezes para eu tentar fazer o doce de mamão. O melhor é que ele sempre me convence com o argumento “amor, é pro blog!” …

Inicialmente tinha pensado em fazer doce de mamão enroladinho. Mas descobri que para que os rolinhos não desmancharem na hora de cozinhar, é preciso deixar de molho em cal virgem. Fui em vários depósitos de construçaõ e todos me alertaram que é um produto muito perigoso – caso espirre no seu olho você pode ficar cego. Preferi abortar a idéia e fazer ralado, porque sou muito desastrada na cozinha e a segurança vem primeiro né? Além disso, ralado é bem mais rápido e fácil 🙂

Ingredientes:

1,5 kg de mamão verde descascado e ralado – ralei no processador

2 paus de canela

6 a 9 cravos

5 xícaras de açúcar cristal (usei xícara de 240ml)

Deixe o mamão ralado de molho na água de um dia para outro. Depois escorra bem e lave bastante, sempre espremendo para que lave bem. Depois de escorrer, coloque em uma panela grande o mamão, os paus de canela, os cravos e o açúcar. Acrescente 4 xicaras (de 240ml) de água filtrada. Acenda o fogo médio e quando ferver coloque no fogo baixo. Deixe fervendo por aproximadamente 30 minutos, misturando de vez em quando.Vai ficar pronto quando as tirinhas ficarem transparentes. Esperei esfriar e tirei todo o mamão com uma peneira, deixando só a calda na panela. Fervi para apurar, dexei esfriar e voltei com o mamão. Guardei em vidros esterelizados (fervidos por 10 minutos ou mais).

Observações importantes:

– As receitas que li pedem menos água – minha idéia foi de colocar mais para não ter que ficar misturando o doce até meu braço cair. Por isso tive que apurar a calda no final. Achei assim bem mais fácil.

– Não tinha corante verde em casa , por isso o doce ficou verde claro

Anúncios

Comments

  1. Parabéns, ficou lindo. Deve ter ficado gostoso tb… Ótima ideia colocar mais água!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: