Rosca de caramelo e nozes

De todas as receitas de que já fiz, tenho certeza que essa ficou no top 5 das melhores. Deu muito trabalho mas o resultado ficou incrível. É uma das poucas coisas que é quase impossível parar de comer. Engorda que é uma beleza mas de vez em quando a gente pode né? A receita vai por parte para ficar mais fácil de entender. Usei as medidas de xícara e colher que estão nesse post aqui, porque a receita está em inglês e eles usam essas medidas padrão.

OBS: Deixei nas medidas para quem tem o conjunto das colheres mas, para quem não tem, Tablespoon corresponde a uma colher (sopa) bem cheia e teaspoon é uma colher (chá) também bem cheia. A receita original está aqui.

A massa:

4 gemas

1 ovo inteiro

2 Tablespoon de açúcar cristal

2 Tablespoon de açúcar mascavo

6 Tablespoon de manteiga (em ponto de pomada)

4 Tablespoon de cream cheese

1 caixinha de creme de leite

2 1/4 teaspoon de fermento seco para pão

3 1/2 xícaras de farinha de trigo

1 1/4 teaspoon de sal

Esquente o creme de leite no microondas por alguns segundos apenas para aquecer. Misture com o açúcar cristal e com o fermento e deixe “espumar” por uns 15 minutos. Em outra vasilha, que seja de um tamanho grande, misture a manteiga, o cream cheese, as gemas, o ovo e o açúcar mascavo. Quando ficar homogêneo, acrescente a mistura de creme de leite e misture bem.

Acrescente duas xícaras de farinha de trigo e todo o sal e misture até que vire uma massa mole. Acrescente o restante da farinha e começa a sovar com as mãos. A massa vai colar na mão no começo, mas assim que você sovar mais ela vai ficar mais firme.

Depois de bem sovada, faça uma bola com a massa, coloque em uma vasilha grande, pincele toda a massa com óleo e cubra com plástico. Deixe descansar por mais ou menos 2h ou até que a massa dobre de tamanho.

O recheio:

50g de manteiga sem sal amolecida

3/4 xícara de açúcar mascavo

1 1/2 Tablespoon de canela

Com um garfo, misture tudo até que vire uma pasta. Reserve

A cobertura:

100g de manteiga sem sal

1 1/4 xícara de açúcar mascavo

1/4 xícara de mel

1 Tablespoon de canela

1 Tablespoon de extrato de baunilha

100g de nozes picadas grosseiramente

Em uma panela, misture a manteiga, o açúcar mascavo e o mel e ligue o fogo baixo. Misture até que o açúcar dissolva e começa a ferver, fazendo como um caramelo. Retire do fogo e acrescente a baunilha e a canela. Despeje em um marinex retangular médio e salpique as nozes por cima. Reserve.

Montagem:

Sove mais um pouco a massa depois de crescida para que os “gases” saiam. A massa vai estar úmida mas não é necessário mais farinha. Com um rolo ou com as mãos (achei com rolo mais fácil) estique a massa em um retângulo mais ou menos de 12cmx18cm. Espalhe a pasta do recheio até cobrir toda a massa. Enrole como rocambole e, com uma faca bem afiada, corte em 12 rolinhos iguais.

Disponha os rolos no marinex com o caramelo com alguns cm de distância entre eles (foto 1). Cubra com um plástico e deixe crescer por mais uma hora ou até que os rolinhos estejam encostando entre si (foto 2). Coloque em um forno pré-aquecido em 180ºC e deixe assar por 15 minutos. Retire do forno, cubra com papel alumínio (cuidado aqui para não queimar as mãos) e coloque no forno por mais 20 minutos (foto 3).

Retire do forno e passe uma faca nas bordas. Espere alguns minutos e, com ajuda de uma tábua de vidro ou uma travessa, gire a travessa e despeje (como se fosse desenformar um bolo). Não deixe esfriar demais antes de fazer isso se não vai grudar muito.

Fala que não é um escândalo essa rosca???

Anúncios

Comments

  1. Luciana says:

    Manúúúú… Essa rosca deve ser um escândalo! Parabéns! Bjão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: