Empadão de frango

Uma das minhas receitas preferidas, mas também uma das mais trabalhosas. Tem que ter paciência para fazer a massa e o recheio e depois montar tudo. A minha dica é que você faça a massa e o recheio em um dia e monte e asse o empadão no dia seguinte. Fica mais fácil porque tem que esperar o recheio esfriar, além de economizar na hora de lavar a louça.

Ingredientes do recheio:

1,5kg de frango c/ osso (eu usei peito de frango com osso – pode usar o frango inteiro)

2 cebolas médias

1 colher (sopa) de tempero de alho caseiro

1 lde água filtrada fervendo

2 pimentas dedo-de-moça

1 colher (sopa) de páprica doce

6 a8 colheres de amido de milho

Sal a gosto

1 lata de milho

Azeitonas ou palmito

Em uma panela de pressão média, refogue a cebola e o alho com um fio de óleo. Assim que a cebola ficar transparente, adicione o frango já limpo, mas com osso (pode cortar os peitos na metade). Refogue mais um pouco. Adicione a água fervendo até cobrir todo o frango (eu usei mais ou menos um litro). Adicione a pimenta picada, a páprica e outros temperos que preferir. Quando ferver, tampe a panela e deixe na pressão por aproximadamente 30 minutos (ou até o frango sair do osso facilmente). Retire o frngo da panela para tirar os ossos. Quando não achar mais nenhum, volte o frango para a panela e ligue o fogo novamente. Vá desfiando com uma colher. Acrescente água caso achar que está muito denso. Depois de bem fervido, acrescente o milho e as azeitonas ou palmito e ferva novamente. Por último, adicione o amido de milho dissolvido em água (usei 200ml para não “ralear” o recheio). A mistura vai endurecer – ferver por mais quatro minutos. Deixar esfriar em um tabuleiro.

Observações:

*Usei frango com osso para dar “mais gosto”, usando as palavras da vovó. Pode usar sem, se quiser, para dar menos trabalho.

*Essa é uma quantidade de recheio para um tabuleiro grande. Você pode aumentar a quantidade de frango, se quiser. Eu gosto do recheio mais molhadinho.

*O recheio encheu uma panela de pressão média quase até a boca.

*O amido de milho é para o recheio não derreter na hora de cortar a torta pronta.

Ingredientes da massa:

1 kgde farinha de trigo

500g de margarina (1 pote) gelada

1 copo (americano) de água gelada

3 gemas

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sobremesa) de sal

Primeiro passo é peneirar as gemas e misturar, junto com o açúcar e o sal, na água gelada até dissolver tudo. Coloque na geladeira enquanto você separa a farinha e a margarina. A importante que todos os ingredientes estejam gelados para massa dar ponto de “podre”.

Em uma vasilha grande, despeje a farinha de trigo e o pote de margarina. Deixe a mistura de gemas +água+ sal+ açúcar ao lado. Com uma mão, aperte a margarina na farinha e, aos poucos, adicione a água. Sempre misturando do mesmo jeito: apertando a massa sem muita força. Assim que ficar homogêneo, pare de misturar e faça uma bola. Guarde na geladeira, dentro de um saco plástico, por pelo menos três horas.

Depois do intervalo na geladeira, divida a massa em duas partes, sendo uma um pouco maior que a outra – essa parte maior é para cobrir e enfeitar o empadão. Estique a parte menor em cima de um plástico (se não vai grudar na superfície e não sair mais!) até dar tamanho do tabuleiro. Coloque a massa no tabuleiro e vá modelando no fundo e nas laterais, até cobrir tudo. Não tem problema pegar pedaços na outra parte para completar.

Despeje o recheio já frio no tabuleiro com a massa. Para a parte de cima, pegue a maior parte do pedaço que sobrou, separe um pedaço de uns 100g e estique do tamanho do tabuleiro. Coloque delicadamente por cima do recheio e corte as bordas com uma faca. Com o resto da massa, estique (sempre com o plástico embaixo!) e faça tirinhas para cobrir as laterais e fazer um xadrez (para cortar as tirinhas usei um cortador de pizza).

Fica assim:  

Passar com um pincel uma gema batida por cima da torta. Assar em forno pré-aquecido em 180 ºC por mais ou menos 1h e 30 minutos ou até ficar corado. Dica: nos primeiros 30 minutos coloque a torta na prateleira mais embaixo do seu forno para assar bem a parte de baixo. Depois transfira para a parte do meio para acabar de assar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: