Pudim de queijo com calda de goiabada

Descobri essa iguaria em uma das primeiras vezes que foi na casa do meu namorado na época, atual marido. Minha sogra que fez e, meu pai, sem vergonha nenhuma, encheu a cara desse pudim. Não é pra menos, porque o gosto do queijo fica suave e com a goiabada por cima… Te garanto que vai ser o melhor “Romeu e Julieta” que você vai comer.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 e 1/2 lata de leite (fiz com duas, mas achei um pouco mole)

4 ovos

400g de queijo minas meia cura

Untar um tabuleiro redondo – com furo – com muita manteiga e polvilhar com farinha.  Reservar.  Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Despejar no tabuleiro, tampar com papel alumínio (para não queimar) e assar em banho-maria em forno na temperatura de 180ºC por 1h e 30 min. Deixar esfriar fora da geladeira por algumas horas. Quando estiver frio, desenforme e leve à geladeira por 5 horas ou mais. Na hora de servir, despeje um pouco de goiabada cascão por cima para enfeitar e o restante coloque em um pires para acrescentar no prato.

*Em um pudim tradicional, o açúcar queimado não deixa o pudim grudar no tabuleiro. Como o de queijo não leva essa calda de açúcar, o tabuleiro deve ser untado com MUITA manteiga.

*O pudim deve ser esfriado fora da geladeira para desenformar porque se gelar a manteiga que você usou para untar endurece e o pudim não sai nem por decreto. Se desenformar quente, já sabe né? Desmonta tudo. O jeito é esperar mesmo.

* Para a goiabada cascão comprei uma barra, daquela dura mesmo, porque acho a cor mais bonita. Derreti em uma panela, em fogo baixo, com 300ml de água filtrada por alguns minutos. Se preferir, pode usar aquelas mais molengas, que já vem para comer de colher. Achei 500g muita goiabada – ideal seria metade. E tem que ser cascão!

Anúncios

Comments

  1. Nossa!!! Tá com uma cara MARAVILHOSA! Vou tentar esse fim de semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: