Frozen Yogurt – Sorvete de iogurte sem iogurte?

Me deu a maior tristeza quando eu li esse artigo. Adoro frozen e confesso que cai no conto que tinha de fato iogurte nas receitas. Mesmo assim, gosto mais dos caseiros que já testei (tem receita que eu fiz de frozen aqui e de coalhada aqui).

Avaliação com oito marcas diferentes de sorvetes de iogurte mostrou que produtos têm quantidade moderada de açúcar

Só o Yogenfrüz é mesmo frozen yogurt (sorvete de iogurte) de verdade. A PROTESTE levou oito marcas para laboratório e concluiu que a maioria dos produtos não tem bactérias o suficiente para ser caracterizado como iogurte. Por esse critério, seis só podem ser considerados, no máximo, como feitos a base do leite coalhado e um deles sequer tem iogurte. Confira abaixo:

Produto/Loja

O que é de verdade

Yogenfrüz

Sorvete de iogurte
(frozen yogurt)

Bendita fruta

Sorvete a base de iogurte

Yogolove

Yoggi

Yogoberry

Yoforia

Tutti frutti

Yogefresh

Apenas sorvete

Boa notícia: sem açúcar

Uma das boas notícias é que os os frozen yogurts, de maneira geral, não têm muito açúcar: varia de 5% (Yoggi) a 13% (Yogolove). A outra é que apenas uma marca, a Bendita Fruta, traz gordura total (2,64%) e saturada (2,24%).

Má notícia: sem lista de ingredientes

Em compensação, vimos que nem todos os fabricantes disponibilizam para você a lista de ingredientes dos frozen yogurts. Embora isso não seja obrigatório por lei, é importante para saber, por exemplo, se o produto contém açúcar e aditivos alimentares. Por ela, é possível ter noção até se o sabor do sorvete de iogurte são só aromas ou se realmente são à base destes chás e frutas. Apesar disso, apenas a Yogenfrüz e a Yogolove deixam essa relação à disposição dos seus clientes.

Poderia ser mais barato

Também esteja preparado para o preço dos frozen yogurts: o tamanho pequeno, sabor natural ou tradicional custa em média de R$ 6 a R$ 8, sem acompanhamentos. Ou seja: muito caro quando comparado aos sorvetes tradicionais.

Como fizemos o teste

A PROTESTE levou para o laboratório frozen yogurts de oito diferentes redes. Compramos amostras em cada uma das lojas e fizemos o transporte a temperatura controlada média de -12ºC, onde foi dado início às análises.

Artigo retirado daqui com dica do Coma com os olhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: