Pavê de chocolate

Uma vez fiz esse pavê usando uma receita da internet. Muitas vezes dou uma ligada para minha mãe para tirar algumas dúvidas, mas infelizmente quando fiz essa receita resolvi fazer por minha conta mesmo. Adivinha? O creme do pavê desandou, virou uma água e virou calda para comer com bolo. Dessa vez ficou certinho… Na verdade, não é muito difícil de acertar o creme, mas é estragando a receita toda que se aprende né?

Ingredientes:

1 litro de leite integral (de preferência fresco)

5 colheres (sopa) de maizena (não use amido de milho de marcas mais baratas porque é comprovado que não funcionam como a maizena). Você pode usar 4 colheres – eu levei essa sobremesa para um churrasco e ia ficar fora da geladeira muito tempo, por isso fiz o creme mais durinho para não desmontar/derreter.

1 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de cacau em pó

300g de chocolate meio amargo derretido no microondas ou banho maria.

Licor de cacau ou conhaque (se quiser não precisa usar bebida – eu acho que dá a maior diferença no sabor)

3 pacotes de biscoito maizena

Separar 300ml do leite e dissolver a maizena. O restante despejar em uma panela com o leite condensado, o cacau em pó e o chocolate derretido. Ligar fogo médio e ir misturando aos poucos. Quando ferver, adicionar o restante do leite com a maizena e misture bastante (se não empelota). O creme vai engrossar, por isso não deixe de misturar. Depois de uns cinco minutos, desligue o fogo e continue misturando. Quando esfriar um pouco, acrescente o licor de chocolate (eu coloquei 3/4 de copo americano) e misture. Despeje em uma vasilha com tampa e leve a geladeira. Eu faço isso de um dia para outro para o creme esfriar completamente. Se você achar que o creme ficou muito duro, acrescente uma caixinha de creme de leite.

Para a montagem, separe o creme em 5 partes. Em uma prato fundo coloque 1 copo de leite, 1/2 copo de licor e 1 colher (sopa) cheia de achocolatado.  Use essa mistura para molhar os biscoitos antes de fazer a camada. Despeje uma parte do creme no fundo e cubra com os biscoitos molhados. Faça isso até dar quatro camadas de biscoitos. Cubra o pavê com uma última camada de creme. Para enfeitar, eu ralei chocolate meio amargo por cima, mas se você quiser pode cobrir com granulado, power balls, coco, etc. Guarde a sobremesa pronta na geladeira. *Atenção: não monte o pavê com o creme quente se não os biscoitos se juntam e o creme fica todo embaixo, sem formas camadas. Outra dica é fazer o creme em um dia, montar em outro e comer no terceiro dia. Assim os biscoitos absorvem bem o creme.

Essa receita coube em um refratário de vidro Marinex retangular baixo -> essa daqui.

**O meu creme desandou da primeira vez porque usei só duas colheres (sopa) de maizena, achando que ia endurecer mais depois de gelado. Como não endureceu, eu fervi novamente o creme e coloquei mais duas colheres de maizena. O problema é que quando você ferve o creme depois de gelado a maizena que já estava lá perde todo o efeito e, por isso, não adiantou eu ter acrescentado mais. Quando o creme fica líquido, na hora que você monta o pavê os biscoitos todos sobem e o creme fica embaixo, fazendo a maior bagunça.**

Anúncios

Comments

  1. Rosilda Cardoso says:

    tenho minha propia receita, e fica uma delicia!

  2. Rosilda Cardoso says:

    amo chocolate e todas as receitas feitas c/ chocolate, jà fiz varias que peguei da nét!… amo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: