Lombo recheado com damasco, ameixa e amêndoas

Juro que não tem mistério para fazer esse lombo. Antes tudo que tinha “carne recheada” no meio eu saía correndo porque pensava que dava um trabalhão.  Depois da primeira vez que você faz, as outras são “batata”.

Ingredientes (para 2 a 3 pessoas):

Pedaço de lombo (300g)

Barbante

1 colher (sobremesa) rasa de manteiga

Para o tempero do lombo:

1 copo (americano) de vinho branco

1 cebola média (partida em quatro)

1 colher (sobremesa) de tempero de alho caseiro

1 colher (sobremesa) de páprica doce

2 pimentas dedo-de-moça

1 colher (café) de sal

2 folhas de louro

Para o recheio:

3 damascos secos

4 ameixas secas (sem caroço)

1 copo (americano) de rum ou conhaque

Amêndoas

Bater os temperos com um mixer ou no liquidificador. Em um saquinho plástico ou vasilha colocar esse molho junto com o pedaço de lombo. Deixar na geladeira de um dia pro outro.

No dia seguinte tirar o lombo do molho, passar na água e reservar. Jogar metade do molho fora e completar com água (esse molho fica MUITO forte, pois é para amaciar e temperar a carne). Em uma vasilha colocar os damascos, as ameixas e as amêndoas do molho na bebida por aproximadamente 30 minutos. Escorrer. No pedaço de lombo, enfiar faca pequena e BEM afiada no sentido de comprimento do lombo para fazer um furo (para colocar o recheio).  Rodar a faca (dentro do lombo) para aumentar o buraco. Enfiar os damascos, ameixas e amêndoas, tomando cuidado para não empurrar demais e sair pelo outro lado ou por buracos na carne. Enrole a carne, apertando bem, com o barbante (como eu não tinha em casa, peguei uma linha de costura mesmo e dei várias voltas para ela ficar mais grossa).  Coloque a carne em uma refratário de vidro, passe a manteiga já derretida por cima do lombo e cubra tudo com o molho diluído.


Tampar com o papel alumínio e levar ao forno baixo (150º a 180º) por mais ou menos 1 hora e 30 minutos. Você deve testar com o garfo de a carne está cozida. Se o molho secar muito rápido pode colocar um meio copo de água quando precisar.

Quando estiver assado, tire do refratário e jogue o molho fora (pode até usar para servir, mas eu acho que fica forte demais). Partir em rodelas e servir 🙂

 

Anúncios

Trackbacks

  1. […] acompanhar, fiz lombo recheado – receita aqui. Fiz o recheio de linguiça. Gostou? Compartilhe!FacebookTwitterLinkedInGostar disso:GostoBe the […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: