Caldo de carne (p/ congelar)

Já vi mil e uma receitas com o tal do ingrediente “caldo de carne” (não é os tabletinhos, é o caldo mesmo) e resolvi fazer um para congelar para quando eu me arriscar a fazer um filé a molho madeira.Pode ser usado em sopas e caldos também.

Ingredientes

“Rapas” de carne bovina (pode ser chã de dentro, fora ou até filé mignon): quando você for ao açougue e pedir um pedaço de carne, peça para o açogueiro limpar como de costume – mas desta vez peça para ele guardar os nervos e separar em um saquinho. Eu comprei uma peça de filé mingon e pedi para ele tirar todas as nervuras e seprará-las ou invés de jogá-las fora. Deu aprox. 200g

1 cebola média

1 colher (sobremesa) de tempero de alho caseiro

500ml de água filtrada

1 folha de louro

1 colher (café) de sal

Em uma panela de pressão pequena, despejar todos os igredientes inteiros (a cebola pode ser pela metade). Quando ferver, tampar e deixar na pressão por 20 minutos. Quando abrir, tire a folha de louro e bata tudo com um mixer, na panela mesmo (se quiser pode usar o liquidificador). Depois de bater, passe tudo por uma peneira. Vai ficar uma espécie de “goma” de carne na peneira que você pode jogar fora. Se você achar que ficou muito aguado, ferver por alguns minutos. Depois é só colocar em potinhos na quantidade que você acha que vai usar e colocar no congelador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: