Caldo de feijão

Uns dos meus preferidos e relativamente fácil de fazer.

Ingredientes (para 4 a 5 pessoas):

1/2 kg de feijão preto

2 cebolas médias

1 colher (sobremesa) de tempero de alho caseiro

2 a 3 pimentas dedo-de-moça

2 pedaços de bacon médios

Linguiça portuguesa

Cheiro verde picado

Cozinhar o feijão na panela de pressão com bastante água (até dar pelo menos o dobro do feijão) com um pedaço de bacon (dá um gosto ótimo no caldo quando cozinha junto) por volta de 50 minutos. Quando abrir a panela, tirar o bacon, separar a gordura e jogá-la fora. Volte a carne do bacon para a panela. Agora vamos bater o feijão junto com a carne do bacon – eu acho mais fácil bater usando o mixer do que o liquidificador. Lembrando que se a água do feijão tiver secado, acrescentar mais água fervida para o mixer funcionar e bater direito. Reserve.

Em outra panela, fritar a linguiça e o bacon (quantidade que você desejar – eu gosto com muito) até a gordura sair. Eu gosto de escorrer, secar as carnes em um papel absorvente e colocar na panela de volta, para diminuir a quantidade de gordura (assim fica menos indigesto e não compromete o gosto). Nessa panela eu acrescento as cebolas e a pimentas picadinhas e o alho e refogo tudo. Depois de pronto, despejar o feijão, ferver e ir ajustando o sal, a pimenta e a quantidade de água (se você preferir mais denso ou mais aguado). Quando estiver no ponto desejado, desligar o fogo e acrescentar o cheiro verde (pode também ser servir separado). 

Dica: ao cozinhar o feijão na panela de pressão coloque um fio de óleo. Isso ajuda a diminuir aquela espuma branca que sai no cozimento do feijão, evitando sujar a panela por fora ou escorrer no fogão.

Dica 2: existem pacotes de torresmos que você pode comprar pronto. Eles geralmente são super crocantes e com muito menos gordura, mesmo não tendo o sabor do feito na hora. Mas fica ótimo para acompanhar.

Obs: Esse post não vai ter foto porque fiz para congelar – o que também é uma ótima idéia. Quando você quiser usar, é só ferver novamente que fica igual feito na hora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: