Caldo verde

Delícia para esquentar essas noites frias…

Ingredientes:

1 cebola grande

Linguiça portuguesa (a quantidade depende do seu gosto; eu prefiro um pouco mais que a média, mais ou menos 1/3 da linguiça inteira)

5 folhas de couve pequenas

3 batatas grandes ou 4 médias

4 dentes de alho

Sal e azeite

Água filtrada

Picar a linguiça e a cebola e refogar com fio de azeite em uma panela de pressão média.  Descascar as batatas, picar em 4 e colocar na panela. Encher a panela com água até cobrir todas as batatas. Picar os dentes de alho em pedaços bem pequenos e adicionar à panela. Quando ferver, tampar e deixar na pressão por 15 minutos. Abrir a panela e ajustar o sal. Reserve.

Picar a couve bem fininha. Eu piquei em tiras e acabou que a couve fez um “bolo” na panela e ficou super difícil de servir. A dica é não deixar as tiras muito compridas, cortando-as pela metade ou em três.

Alguns minutos antes de servir, ferver a sopa novamente (ainda sem a couve) e misturar até que a batata desmanche. Muita gente passa as batatas pelo espremedor; eu acho mais fácil cozinhar na pressão e ferver um pouco mais, porque assim ainda fica uns pedacinhos de batata. Quando chegar no ponto desejado, despejar  couve e ferver por dois minutos. Servir em seguida.

Dica: durante a finalização do caldo você pode acrescentar mais água, dependendo da consistência que você desejar. Eu acrescentei na hora que fervi as batatas, para render mais caldo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: