Os temperos

Venho recebendo muitas dúvidas nas últimas semanas sobre os temperos que eu uso nas minhas receitas. Para quem já tem costume de cozinhar há mais tempo já está familiarizado; para quem está no começo é um pouco confuso. Eu não tenho lá aqueeeele tempo de cozinha, mas minha mãe e minha avó me ensinaram um repertório no mínimo razoável.

Páprica doce ou picante

É basicamente o pimentão doce seco, moído até virar pó. A versão doce é ótima para dar aquela cor avermelhada; a picante  além de dar cor ajuda no sabor. É muito melhor que o “coloral” ou “colorífico” porque esses últimos não dão sabor na comida e deixam vestígios (pequenas esferas na comida).

Zattar

É um tempero árabe a base de tomilho e gergelim, muito usado na culinária do Oriente Médio. Eu uso para temperar carnes, mas fica ótimo com queijos e em patês. Já ouvi usarem para aromatizar azeite, mas nunca experimentei.

Pimenta da jamaica

Essa especiaria tem um gosto que lembra a combinação de canela, noz-moscada e cravo-da-índia. O nome em inglês é allspice e é usada muito em recheios com maçãs (como o recheio para panqueca e torta americana de maçã). É muito parecido também com pimenta-do-reino.

Ervas de provença (herbs de provence)

São a mistura de manjericão, tomilho, orégano, sálvia, alecrim em pequena quantidade, tomilho e louro desidratados. Servem para assados, grelhados e peixes em geral. Gosto muito de colocar em verduras e legumes cozidos como abobrinha, xuxu e jiló.

Onde são encontrados: acho mais em supermercados mais “finos” com o Supernosso e o Verdemar. Tem em mercados regionais também como o Mercado Central. Gosto de armazenar no freezer para conservar o sabor dos temperos por mais tempo.

********************************************

Fontes:

Wikipedia

fleischmann.com.br

gastronomias.com

cozinhadamarcia.uol.com.br/dicionario

Fontes das fotos:

voutecontar.net

americanpeppereventos.blogspot.com

portuguese.alibaba.com

casamenteiras.com

Anúncios

Trackbacks

  1. […] 1 colher (café) de zattar […]

  2. […] pimenta (ou páprica picante) e cheiro verde a […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: