Caneloni de ricota e nozes

Essa receita foi dica um amigo. Fiz com algumas adaptações e deu super certo. Serve de duas a três pessoas muito bem.

Ingredientes:

1 ricota

20g de nozes

4 colheres (sopa) de cheiro verde

1/2 pacote de massa para lasanha pré-cozida

1 litro de leite integral

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 pacote (50g) de queijo parmesão ralado

Mussarela ralada

Sal e azeite a gosto

Em uma frigideira antiaderente grande, refogar o cheiro verde com azeite. Esfarelar a ricota com as mãos, moer as nozes em pedaços pequenos e colocar tudo na frigideira. Misturar até ficar homogêneo e tirar do fogo. Ajustar o sal. Reservar.

Fazer um molho branco fervendo quase o litro de leite todo, reservando um copo. Nesse copo dissolver a farinha. Quando o leite ferver, acrescentar o conteúdo do copo e misturar até ferver novamente. A farinha vai engrossar um pouco o molho, mas ainda vai ficar um pouco aguado – esse é o ponto certo. Desligar o fogo, acrescentar o pacote do parmesão e ajustar o sal.

Pegar uma das folhas da massa e colocar duas colheres (sopa) bem cheias do recheio de ricota. Pode colocar até três se quiser que fique bem recheado. Enrolar. Fazer isso até acabar o recheio. Gasta mais ou menos metade do pacote da massa.

Em um refratário de vidro despejar metade do molho branco. Ajeitar os canelonis recheados sem apertar muito, para deixar molho embaixo o suficiente para não grudar. Depois de colocar todos, cobrir com o resto do molho. Finalizar com a mussarela ralada. Assar em forno pré-aquecido por 20 minutos ou até o molho branco ferver.

Eu acho que ficou com nozes demais, o que deixou um pouco enjoado. Sugiro menos nozes para ficar suave. Mesmo assim, delícia!

Dicas: a receita original tinha espinafre picado no recheio – o que eu recomendo fortemente. O sal do molho e do recheio tem que ser suave, para não salgar quando juntar tudo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: