Bacalhau a Zé do Pipo

Essa receita é para homenagear a minha Vovó Celeste, portuguesa de sangue e brasileira de coração. Fiz para os meus pais e, como minha mãe é uma cozinheira extremamente exigente, morri de medo. Mas sabe o q? Aprovadíssimo.

Ingredientes do recheio:

– 500g de bacalhau sem sal

– 2 cebolas médias

– 5 dentes de alho picados (nada da coisa pronta; só fica bom com o alho fresco mesmo)

– Azeitonas pretas

– Sal e páprica picante a gosto

– Cheiro verde picado a gosto

– Azeite

Refogar a cebola com o alho e o azeite. Picar o bacalhau em qualquer tamanho (ele desmonta na hora de refogar mesmo, só misturar…) e refogar junto com a cebola/alho.  Colocar os temperos. Quando começar soltar água, deixar dar fervura, colocar as azeitonas e desligar o fogo. Por fim, acrescentar o cheiro verde picado. Esse processo é rapidinho, pq se deixar o bacalhau muito tempo refogando ele fica seco e meio duro (dica da mãe). Olha como tem que ficar:

Depois é só fazer um purê de batatas (a conta é: 1 batata média para cada mulher e duas para cada homem; uma colher cheia de manteiga e o leite é tipo uns 200ml). Em um refratário de vidro menor, colocar metade do purê, o bacalhau e cobrir com o resto do purê. Fica gostoso também se cozinhar uns 3 ovos, picar em rodelas e colocar no recheio também. Gratinar no forno por uns 20 minutos.

Não aconselho colocar ovo cozido em cima (como eu fiz) pq na hora de gratinar ele queima. Mas as azeitonas ficaram legais. Lembrando de sempre colocar muito azeite…. Dá para servir umas 3 a 4 pessoas.

Dica: comprar bacalhau é uma tarefa obscura para mim. Sorte que nessa receita um bacalhauzinho mais-ou-menos serve, pq refoga e tudo. Para comer puro tem que procurar uns melhores em locais tradicionais em BH (tipo o Mercado Central). O preço de um de boa qualidade fica entre R$50 e R$70. Bom, é o que eu ouvi falar.

Anúncios

Comments

  1. Andréia Capuchinho says:

    Manu vou testar sua receita hoje, parece muito boa te dou notícias depois, beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: