O melhor cupcake de chocolate do mundo… Será?

cupcake de chocolate 2

Quanto mais eu cozinho, mais eu vejo o quanto a cozinha é ciência. Não falo só das reações químicas e físicas, mas também pelo fato de ser completamente experimental – no caso da minha, claro.  Quando vi esse post no Cupcake Project fiquei empolgadíssima, porque a Stef comprovou mais do que nunca que experimentar só faz coisa boa, ainda mais quando se trata de chocolate né?

Para quem não entende inglês, a Stef gastou mais de um ano testando receitas de cupcakes de chocolate para descobrir qual era a melhor de todas. Outros cozinheiros (que ela chama de explorers) também ajudaram com feedbacks. A maior dificuldade foi fazer um bolinho que fosse ao mesmo tempo fofinho e com bastante gosto de chocolate, principalmente porque quanto mais cacau em pó você coloca, menos fofo fica o b0lo.

Os explorers disseram que acharam o cupcake perfeito, com o exato gosto de chocolate, sem forçar a barra. Na minha mais sincera opinião, eu não acho que ficou perfeito, porque eu queria mais fofinho ainda. Entretanto, tive que ter em mente que cupcakes são menos fofos que bolos de tabuleiro, então acho que chegou bem perto de ser o melhor bolinho de chocolate que já comi. Ele tem a quantidade de doce exata, tendo um leve gostinho salgado no final e tem (e como!!)  gosto de chocolate sem ficar com textura granulada.

Ingredientes (exatos, sem adaptações):

56g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

22og de açúcar

56g de chocolate meio amargo ou ao leite (não usar branco)

2 ovos

2 gemas

12oml de óleo vegetal (usei de girassol)

2 colheres (café) de extrato de baunilha

80ml de sour cream (creme de leite fresco misturado com suco de 1/2 limão)

125g de farinha de trigo

1 colher (café) de sal

1 colher (café) de fermento em pó

60g de cacau em pó

120ml de água

Bata a manteiga com o açúcar na batedeira até virar uma areia molhada. Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria, deixe esfriar e acrescente à mistura. Acrescente os ovos e a gemas, batendo na velocidade baixa só para misturar. Acrescente o óleo, a baunilha e o sour cream. Peneire o trigo com o sal, fermento e o cacau em pó. Acrescente à batedeira em três partes, revezando com a água. Despeje em em 12 forminhas de papel, enchendo até 2/3 de cada uma. Asse em forno pré aquecido em 180C por 15 a 18 minutos. Se enfiar um palito e ele não sair limpo, deixe no forno por mais três minutos somente. Esse bolinho seca muito fácil se passar da hora.

Depois de esfriar, eu cobri com brigadeiro. Achei a receita per-fei-ta no Cupcakeando. Fiz só metade e deu para cobrir todos os bolinhos.

cupcake de chocolate

About these ads

Comments

  1. Humm que delícia! tentarei fazer essa receitinha em breve!rs bjs

  2. Achei essa receita com a seguinte pesquisa no goolge: “o melhor cupcake do mundo” e realmente, me surpreendeu. AMEI a receita, muito boa mesmo e pra mim já é o melhor cupcake do mundo!! hahaha ! Amei seu blog, e parabéns pelo baby que está chegando, que Deus abençoe muito vocês!!

    Thau Alves
    Blog Estilo de Vida
    http://www.estillodevida.com

  3. Tentei fazer e nao deu certo: parece que a massa depois de assada não incorporou o sabor, além disso as forminhas ficaram encharcadas de óleo no fundo.
    Antes de assar, a massa crua ficou com uma bolinhas, parece que a manteiga ou o chocolate derretido se separaram. Acredito que eu tenha batido muito a mistura ao ponto de separar. Realmente nao sei o que aconteceu.

    • Olá João. Isso que vc descreveu nunca aconteceu comigo. Esse cupcake tem muito gosto de chocolate, por isso estou achando estranho o que aconteceu com vc…. Não acredito que vc bateu muito não. Pode ser que a manteiga estava velha ou fora da validade. Abraços.

      • Olá Manoela,obrigado pela resposta. Os insumos eram novos e de qualidade. O cupcake ficou oleoso demais. Por experiência recomendo não bater demais o chocolate à mistura – apenas uma misturada à mão mesmo hehehhe.

  4. Tális Beatriz says:

    Tentei e não deu certo! Ela cresceu e antes mesmo do tempo de assar ela murchou! Fiz em formas mini, tentei três vezes e nada, sempre antes de tirar do forno ela caia, parecia que alguém havia aberto o forno! O que será que deu errado? fiz exatamente a receita acima!!!

    • Oi Tális! Acho que o problema com sua receita pode ter sido o forno. Quando colocamos bolo ou cupcakes em fornos muito quente a massa sobe rápido demais, sem assar. Por isso abaixa tanto depois. Vc colocou com temperatura a 180C? Quando eu coloco mais do que isso no meu forno não da certo… Espero que tenha ajudado. Abs!

      • talis beatriz says:

        Olá. … fiz novamente a receita, agora em outros fornos, e nada! Fiz no elétrico e no convencional. Um novamente abaixou, no outro cresceu, porém ficou oco entre a forma e o cupcake, parece que a massa ficou suspensa entre a borda e o fundo! muito estranho, não ficou preenchido a forminha e nada fofo… enfim, faz parte! ;-)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 421 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: