Pão de hamburguer caseiro (pão doce) em 10 passos

Depois de errar essa receita e ficar muito frustrada, resolvi não desistir e tentar denovo. Mas acho que a verdade é: para fazer um pão gostoso, devemos tentar mais de uma vez né? No final das contas eu cometi um erro bem básico, que foi não colocar fermento o suficiente, o que deixou o pão massudo e seco. Então vamos para o sucesso? Quando mordi esse pão foi uma das melhores sensações: eu fiz meu próprio pão de hamburguer, fofinho e gostoso! Por que você não tenta também?

*O curso de pão me ajudou muito a compreender melhor para que serve cada ingrediente no pão. Uma das melhores descobertas foi o reforçador de farinha (também conhecido como melhorador de farinha), que é basicamente um pó de vitamina C que ajuda a formar a rede de gluten do pão, deixando ele mais fofo. É super fácil de encontar em lojas de panificação ou até em padarias. Aqui em Belo Horizonte, comprei na loja Tripocel, no Mercado Central.

É bem pouco que vai na receita, mas notei muita diferença. Se você não encontrar, pode fazer a receita sem.

Ingredientes:

500g de farinha de trigo

250ml de água filtrada

5g de sal (ou uma colher de sopa rasa)

90g de açúcar refinado

50g de margarina

20g de leite em pó

35g de fermento biológico fresco (ou 15g do fermento seco para pão)

5g de reforçador de farinha

1 ovo inteiro + 1 gema para pincelar

Passo 1: fazer uma “esponja” com: 100g de farinha, 100ml de água, o fermento e 50g de açúcar. Misture bem e deixe descansar por 30 minutos. O mistura vai fazer várias bolhas, o que indica que o fermento está funcionando.

Passo 2: misture o restante dos ingredientes secos em uma vasilha e o restante dos líquidos em outra. A margarina não pode ser derretida, deve estar em ponto de pomada.

Passo 3: misture a “esponja” nos ingredientes secos e vá acrescentando os líquidos e a margarina misturando com uma colher.

Passo 4: quando ficar difícil de misturar com a colher, despeje a massa em uma bancada e sove. Uma coisa importante que aprendi no curso é que na hora de sovar você deve esticar a massa até que ela “rasgue”. Veja:

Passo 5: Sove a massa por alguns minutos até que ela fique lisa. É uma massa mais mole, vai grudar um pouco nas mãos e na bancada, mas resista a tentaçao de acrescentar mais farinha. Quando grudar na bancada, raspe com uma espátula. Se achar que está muito difícil de sovar, acrescente uma colher (sobremesa) rasa de farinha por vez e continue sovando. Sovei bem por uns 15 minutos…

Passo 6: Coloque a massa em uma vasilha grande, tampe com um filme e deixe descansar por 30 minutos.

Passo 7: Corte a massa em pedaços de 55g. É importante a balança nesse momento para que os pedaços fiquem iguais. A minha massa deu 16 pedaços.

Passo 8: boleie a massa. É só colocar o pedaço da massa nos dedos e girar como se tivesse fazendo uma bolinha mesmo.

A bola vai estar pronta quando a parte de cima estiver lisa e a debaixo tiver um redomoinho.

Passo 9: Coloque as bolinhas em um tabuleiro untando e enfarinhado, tampe com filme e deixe descansar por uma hora ou mais, deixando dobrar de volume.

Passo 10: Depois de crescido, pincele a gema batida com algumas gotas de leite.

Asse em forno pré-aquecido em 200C por 30 minutos ou até corar.

Olha como ele ficou fofinho!!

Obs: Essa receita vale para pão de cachorro quente também –  ao invés de bolear, modele a massa em forma de comprimento.

About these ads

Comments

  1. UAAAUUU!

  2. Oi manoela, ja começamos a colher os frutos deste bwlo curso, isso me deixa muito feliz por você e por nós que teremos essas maravilhas por aqui.Adorei e anotei sua receita.Parabéns querida.Beijos e uma ótima semana.

  3. Ricardo Landim says:

    Manoela, muito obrigado pela receita. Até que enfim uma receita de pão de hamburguer que deu 100% certo. Fiz sem melhorador e mesmo assim deu certo. A massa grudou bastante na hora de sovar mas resisti a tentação de colocar mais farinha. Valeu a pena. Ficou muito leve. Minha esposa amou!

  4. Olá, eu gostaria de saber se esse pao fica mais puxado para um sabor docinho.

  5. luizquintanilha says:

    Olá. Já estou ha quase 6 meses tentando fazer pão doce iguais aos da padaria, mas nada da certo. Na verdade estou tentando fazer croissants, que a massa base é bem parecida com a do pão comum, a diferença é que ela é folhada com manteiga e o formato em meia lua enrolado. O problema é que o resultado é sempre o mesmo: Um pão pesado, cascudo e com gosto de fermento, iguais aos pães caseiros tradicionais. Tentarei esta receita nesta semana e se der certo usarei a base para meus croissants.

    • Olá Luiz!

      Na verdade, o croissants tem uma técnica específica para ficar leves e folhaddos. No meu curso, foi a massa que gastou mais tempo – e mais gordura – para ser feito. Não é simplesmente pegar uma massa de pão doce com mais manteiga. Além de tudo, tem uma manteiga especial para croissants. Só assim eles ficam iguais os da padaria.

      Não use essa receita como base para croissants!!! Ela é de PÃO DOCE. Vai ter o mesmo resultado toda vez que vc fizer = uma massa pesada e cascuda. Essa receita não suporta o tanto de manteiga que vai no croissant. Se vc quiser, eu te mando por e-mail a receita original do croissant. Mas é técnica é mais complexa – só vendo alguém fazer que a gente consegue aprender.

      Abs!

      • Olá Manoela. Obrigado pela resposta. Minha tentativa para usar essa massa para fazer croissants é justamente porque todos os que fiz, com diversas receitas da internet, algumas até de chef francês, não deram certo. Todos ficaram com a massa parecidas com pão caseiro. Cheguei a conclusão de que o problema era o forno e quando vi esta receita de pão de hambúrguer feito em forno de fogão doméstico, com essa textura, quase não acreditei, enfim, aceito sim sua receita e quanto à técnica de folhar, eu já treinei bastante e acredito que conseguirei seguir em frente quando usar a margarina ou manteiga apropriada. Só gostaria que me informasse se realmente o forno doméstico é capaz de dar o resultado que quero ou seria melhor comprar um profissional compacto? Fico grato.

  6. luizquintanilha says:

    Então, quase não consigo acreditar que estes pães foram feitos em um forno de fogão caseiro. Estou muito frustrado com os resultados que obtive com todas as receitas que encontrei na Internet. Estou planejando comprar um forno de lastro compacto para ver se consigo melhores resultados.

  7. Amei a receita!! Muito fácil. Não usei o reforçador e ficou muito macio. Também, por estar com crianças em casa, fazendo trabalho de escola, não deixei crescer , mas ficaram enormes e fofissimos. Parabéns pela receita e obrigada por compartilhar. Bjs

  8. Republicou isso em Cozinha Da Mama – Vi Ferreirae comentado:
    Show de receita!

Trackbacks

  1. [...] de misturar, despeje em um bancada e sove a massa até ela ficar lisa (veja como sovar massa -> aqui).  Essa é uma massa mais suave e, por isso, não precisa sovar [...]

  2. [...] fica bem fofinho. Divida a massa em pedaços de 40g (usando uma balança) e boleie-os (veja como aqui). Disponha-os em um tabuleiro grande untado e enfarinhado, tampe com um filme plástico e deixe [...]

  3. [...] Eis que recebo um comentário do leitor Ricardo Landim, de Santa Rita de Sapucaí (aqui de Minas). Ele fez a receita de pão de hambúrguer e comentou todo feliz que tinha dado super certo. Ele disse que nunca tinha achado uma receita com fotos do processo e todas que havia tentado não tinha ficado boas. A receita é essa ó: pão de hambúrguer em 10 passos. [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 437 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: