Tempero caseiro de alho

Para não usar os temperos de alho prontos, minha mãe me ensinou a fazer esse tempero de alho que dura uma eternidade e da a maior diferença na comida. Quer testar?

3 bandejas de dentes de alho descascados (mais ou menos 750g)

300g de sal

Essa é a parte chata, que demora um pouco. Se você não tem um processador (como eu) o jeito é usar o liquidificador. Colocar uma mão cheia de alho por vez e pulsar, apenas para picar, e não virar uma pasta por completo. Olha só:

Depois que picar, despejar em uma vasilha separada e novamente abastecer o liquidificar com mais um pouco de alho. Não bater tudo junto porque vai virar uma pasta, além de deixar um monte de dentes de alho inteiro.

Depois que picar tudo separadamente, misturar delicadamente com o sal. Despejar em vasilhas de vidro e colocar no congelador. Depois é só ir usando para fazer arroz, feijão, carne….

Olhando a foto dá pra ver que eu vedo os vidros com saco de plástico cortado em 3. Isso é bom para evitar o cheiro.

Dicas: se vc tem um processador, fica tudo mais rápido, além de deixar o alho mais em pedacinhos. Se achar que a quantidade de alho que eu fiz é muita (gosto de fazer uma vez para durar muito) é só diminuir o alho e o sal, mantendo a proporção de mais ou menos 3 porções de alho para uma de sal.  O sal é muito importante para conservar o alho.

About these ads

Comments

  1. Muito legal, eu já fiz assim também. Outra dica legal é acrescentar cebolinha, alfavaca ou outra erva se quiser variar um pouco. Também aprendi com minha mãe rsrsrsrrsrsrs

  2. fabiana felix says:

    depois de feito o tempero tem q deixar no congelador,ate o q vai usar?

  3. fiz mais nao coloquei sal na hora de picar,oalho ficou todo verde,vc o q aconteceu

  4. Robson Gobate says:

    Acabei de fazer. maravilhosa sua receita.
    Metade eu coloquei no freezer, a outra metade vou manter na geladeira para ir usando no dia a dia.
    Acho que não estraga não né?
    Parabéns.

  5. Adorei a receita, aprendi a fazer com a minha avó, mas estava na dúvida quanto a quantidade de sal, agora ficou mais facil! Minha avó costumava colocar um pouco de óleo para ajudar a preservar, ajudava bastante na hora de fritar o alho!
    bjocas e valeu a dica!

  6. nalvaregis says:

    gostei da dica,meu alho já esta descascado agora vou só bater abraços

  7. ola , estou afim de fazer um tempero caseiro mas to com medo de nao da certo , esse tempero que vc indicou ele nao congela se colocado no congelador ? e quanto tempo dura esse tempero depois de pronto.

    • Olá Fabiana! Quando eu faço uma receita pela primeira vez também fico com um medo de não dar certo. Mas a melhor parte é que, no final das contas, da certo e fica muito bom! Esse tempero de alho congela sim no congelador, mas não tem problema nenhum vc usá-lo congelado nas receitas, pq ele perde o gelo em alguns segundos. Ele dura de dois a três meses no congelador ok? Abraços.

  8. Nando Eloyn says:

    Oi, pra todos !!! Me chamo Fernando, estou passando pra dizer que: a receita é muito boa e que não precisa bater so o alho separado, vc pode bater o alho, um pouco de óleo ou azeite, junto, assim fica mais facil bater. Em relação ao tempero alho e sal, não tem problema ficar na geladeira, pois alho e sal pode ficar uns dois a tres messes na geladeira que não estraga, mas se tiver folhas verdes e cebola, ai sim, pode vir a estragar mais rápido, mas mesmo assim dura 1mes na geladeira. Um abraço a todos. Face: nando eloyn

  9. Vou fazer! Súper simples!

  10. valdenir gomes says:

    que triturador vc usa? e como descasaca?

  11. valdenir gomes says:

    Boa Tarde!!!
    Poderia me indicar um descascador de alho para uma qtde média gde?
    Que eu possa conseguir e onde?

    • Olá Valdenir! Não trabalho com grandes quantidades de alho, então não sei se posso te ajudar. Veja em lojas especializadas em materiais para lanchonetes ou restaurantes. Abs :)

  12. valdenir gomes says:

    Gostaria de saber como eu devo usar o ácido cítrico no alho triturado, pois pretendo o mais breve possível começar a produzir para vender aos comércios e em residências, por isso preciso saber qual qtde e como aplicar o conservante ácido cítrico……e se preciso de mais alguns conservantes, por favor me digam o nome e como aplicá-los….Obrigado!!!

  13. Mesmo colocando sal , meu alho fica verde ,tem algum problema se utilizado ?

    • Olá Altina! Não tem problema algum, desde que seja um verde uniforme por todo alho. Se ficar verde em apenas algumas partes ele corre o risco de estar mofado. Experimente um pouco e veja o sabor. Alguns tipos de alho (como o chinês) ficam verdes na hora que são triturados. Confira qual o tipo que você usou. Abs!

  14. muito legal esse tempero caseiro e acabei de fazer e muito melhor do que tda vez e fazer um arroz.carne,feijao tem que descascar alho e muito rapido e pratico e parabens pela receita..adorei …

  15. Fabiana, para eu fazer com 500 gr de alho uso quanto de sal?
    Dúvida: para não ficar verde basta misturar levemente o sal no final?
    Abraços

    • Olá Rosa! O ideal é que você use a proporção de 3 de alho para 1 de sal, ou seja, se você fez 500g de alho, você deve usar aprox. 170g de sal. Eu não sei se misturando o sal o alho não fica verde, mas o que eu sei é que existem tipos de alho que pegam essa cor mais facilmente. Fqiue atenta a embalagem de alho e veja se ele não é chinês ou de outro local que não seja o Brasil ou seu estado ok? Abs!

  16. Faço uma galinha no forno com alho e cebola triturados no liquidificador como molho.
    Todo o prato ficou verde, numa cor horrenda, assustadora. Coloquei, então, alho triturado e cebola triturada separadamente no forno. Só o alho ficou muito verde.
    Penso que possa ser excesso de agrotóxico. Como já fiz este prato muitas vezes, só agora começou a ficar verde, é assustador. A receita é de uma revista de Ana Maria Braga, que de verde não tem nada a foto.
    Isa

  17. Faço para vender o alho picadinho, porém coloco somente o óleo para conservar! Será que é suficiente, nao queria colocar sal. Mas será que é necessário? Pode me ajudar?

  18. saulo tadeu castrillon says:

    para ficar fácil de descascar o alho, coloque um tempo na agua

  19. posso bater oalho com oleo esal.bjscris

    • Olá Cristiane! Não sei se bater com o óleo fica bom, porque o tempero vai virar uma pasta, que eu particularmente não gosto. Você pode testar e ver como fica a consistência. Abs!

  20. Lucia Cavalcante da Silva says:

    Boa noite. Aprendi com minha avó. Para descansar com facilidade, colocar de molho com vinagre. A água amolece a casca e o vinagre tira o ardido. É prático e fácil para desprender a casca.

Trackbacks

  1. [...] receitas mais acessadas Salmão com molho de maracujá Tempero caseiro de alhoPudim de queijo com calda de goiabadaCaneloni de ricota e nozesMousse de maracujá fácil Nuvem de [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 426 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: